A docência no Secretariado Executivo na Região Sul do Brasil: traçando um perfil docente
DOI:
https://doi.org/10.5335/ser.v14i0.8275Palavras-chave:
Docência. Perfil docente. Secretariado executivo.Resumo
Este trabalho tem como tema o perfil dos docentes que atuam nos cursos de Secretariado Executivo na Região Sul do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). A pesquisa justifica-se pelo fato de não haver muitas publicações e pesquisas sobre a temática e por contribuir com a discussão acerca da docência como uma possibilidade de atuação profissional. O objetivo principal é identificar o perfil dos docentes, a fim de destacar os seus campos de atuação na educação superior e as competências necessárias para exercer a profissão. Como objetivos específicos, busca-se identificar os campos de atuação do secretariado executivo na educação superior, o nível de formação exigido e as principais competências para esta atuação. Metodologicamente, realizou-se uma revisão bibliográfica e aplicou-se um questionário para a coleta de dados. Dos 19 questionários enviados, apenas 9 foram respondidos. Por meio da análise dos perfis coletados, foi possível perceber que os docentes dos cursos de Secretariado Executivo são, na maioria, do sexo feminino, com idades entre 20 e 50 anos e com graduação em Secretariado Executivo. Deles, dois têm especialização, quatro, mestrado, e cinco, doutorado. Além de atuarem como docentes, praticam atividades extras nas áreas de gestão, pesquisa e extensão na instituição em que trabalham. Todos apontaram a necessidade de buscar formação complementar ao ingressar na carreira docente, e as competências que julgam mais importantes para a docência são a ética, a inovação, o domínio de conteúdo e o domínio didático.Downloads
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Publicado
13-08-2018
Como Citar
Miranda, R. dos S., & Tonieto, C. (2018). A docência no Secretariado Executivo na Região Sul do Brasil: traçando um perfil docente. Secretariado Executivo Em Revist@, 14, 5-15. https://doi.org/10.5335/ser.v14i0.8275
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Seção
Artigos
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