Desenvolvimento da competência para a gestão de conflitos: análise a partir dos currículos dos cursos em instituições de ensino superior público federal

Autores

  • Carine Bellettini Scheffer
  • Katia Denise Moreira
  • Cibele Barsalini Martins
  • Dilciomar Junior Baldin

DOI:

https://doi.org/10.5335/ser.v13i0.8102

Palavras-chave:

Secretariado Executivo. Gestão de Conflitos. Competência.

Resumo

Diante da real evolução da carreira secretarial, durante a qual se observa que o profissional se reinventou e passou a dominar diversas atividades organizacionais, inclusive, no plano estratégico e que dentre elas, está a gestão de conflitos, este estudo tem como objetivo, verificar se os currículos dos cursos de graduação em Secretariado Executivo das Instituições de Ensino Federal apresentam elementos que indiquem o desenvolvimento das competências para a gestão de conflitos. Em termos metodológicos, esta pesquisa optou pela abordagem qualitativa, de natureza básica e descritiva quanto aos objetivos. No que se refere à coleta de dados, selecionou-se, a partir do critério de nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, Instituições de Ensino Superior Público Federal, que ofertam o curso de graduação em secretariado e quanto às técnicas aplicadas utilizou-se a bibliográfica e documental. Depois de confirmada a necessidade do desenvolvimento de competências para a gestão de conflitos, com base nos marcos legais da profissão secretarial, identificou-se que os cursos de graduação, avaliados durante a pesquisa, apresentam elementos, em seus currículos, que oferecem a possibilidade de desenvolvimento da gestão de conflitos aos graduandos.

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Publicado

05-05-2018

Como Citar

Scheffer, C. B., Moreira, K. D., Martins, C. B., & Baldin, D. J. (2018). Desenvolvimento da competência para a gestão de conflitos: análise a partir dos currículos dos cursos em instituições de ensino superior público federal. Secretariado Executivo Em Revist@, 13, 195-214. https://doi.org/10.5335/ser.v13i0.8102

Edição

Seção

Artigos