Secretários-docentes: sujeitos fundamentais à consolidação da docência secretarial

Autores

  • Cibelle da Silva Santiago UFPB
  • Willyane Freire da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5335/ser.v13i0.8099

Palavras-chave:

Docência. Formação.

Resumo

As mudanças de paradigmas requeridas no mundo do trabalho devem ser acompanhadas pela construção do conhecimento do profissional no âmbito acadêmico, ou seja, uma formação profissional, contextualizada e atualizada. Nessa perspectiva, compreende-se que o formador seja dotado de uma experiência e do conhecimento da área em que atua. Todavia, a realidade observada em algumas Instituições de ensino têm sido diferente. Identificam- se docentes que não têm formação em Secretariado Executivo à frente de disciplinas do curso seja pela utilização de professores de diferentes áreas, pela pouca demanda de profissionais interessados na docência ou até mesmo de oportunidades de vagas. Desse modo, este estudo objetivou identificar as estratégias utilizadas pelos secretários-docentes para ampliar a docência secretarial. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. O estudo de caso foi na Universidade Federal de Pernambuco, a partir da identificação de 5 (cinco) secretários-docentes, os quais são os sujeitos dessa pesquisa. Observou-se, portanto, que os secretários-docentes possuem o desejo de compartilhar e enriquecer as competências de secretariado, correlacionando o conteúdo das disciplinas às experiências vivenciadas entre docentes e discentes, assim como formar novos profissionais de Secretariado e, certamente, secretários-docentes.

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Biografia do Autor

Cibelle da Silva Santiago, UFPB

Conhecida como Belle Santiago. Sou Mestre em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável,UPE/2014, com dissertação intitulada: Gestão para Sustentabilidade em Eventos: Uma Análise na Atuação das Empresas Organizadoras de Eventos da Região Metropolitana do Recife. Especialista em Cerimonial e Protocolo, ESURP/2011. Graduação em Secretariado Executivo, UFPE/2010. Atualmente é professora substituta na Universidade Federal da Paraíba. Co-autora do livro EXCELÊNCIA NO SECRETARIADO, com o capítulo "Secretários-docentes: um diferencial para a ampliação da docência secretarial". Examinadora e orientadora de TCC. Organizadora de eventos acadêmico, inclusive de abrangência nacional, principalmente, na área de secretariado como, por exemplo V ENESEC, UNIFAP/2012; II ENESEC, UFPE/2009; I ERESEC, UFPE/2008. Colaboradora no Projeto de Extensão RECOSEC/UFPB/2012/2013. Atualmente tenho interesse nos temas: Eventos, Tripé da Sustentabilidade, Áreas de Atuação Mercadológica do Secretário, Formação Docente Secretarial. Contato: santiago.cibelle@gmail.com

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Publicado

05-05-2018

Como Citar

Santiago, C. da S., & Silva, W. F. da. (2018). Secretários-docentes: sujeitos fundamentais à consolidação da docência secretarial. Secretariado Executivo Em Revist@, 13, 143-164. https://doi.org/10.5335/ser.v13i0.8099

Edição

Seção

Artigos