Concurso público: uma análise dos editais no processo seletivo de secretários executivos nas instituições federais de ensino

Autores

  • Warley Stefany Nunes Embrapa Gado de leite

Palavras-chave:

Edital. Concurso Público. Secretariado Executivo.

Resumo

Os enunciados, orais e escritos, tornam-se produto da interação social, definido por uma situação concreta, bem como por um contexto mais amplo que constitui o conjunto das condições de vida de uma determinada comunidade linguística. Por esse motivo, esta pesquisa interessa-se em investigar o uso do edital, no período de 31 de julho de 2012 a 19 de setembro de 2013, como ferramenta para o processo de seleção de secretários executivos em concursos públicos nas Instituições Federais de Ensino no Brasil. Para examinar este objeto de estudo, aplicaram-se os critérios elaborados por Bakhtin (1997), como: conteúdo, estilo e construção composicional. Finalmente, conclui-se que, como os editais têm por finalidade a “possibilidade de responder”, os profissionais puderam replicar (ou agir) em relação aos conteúdos discriminados no documento por meio da inscrição e da participação nas etapas do concurso público e, consequentemente, aqueles que foram aprovados puderam ter a sua nomeação. Assim, percebe-se que esse gênero do discurso exerce uma grande influência para os secretários executivos que pretendem ingressar (ou ingressaram) nas Instituições Federais de Ensino.

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Biografia do Autor

Warley Stefany Nunes, Embrapa Gado de leite

Possui graduação em Secretariado Executivo Trilíngue (Inglês, Francês e Espanhol) pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Atualmente trabalha como Secretário Executivo na Embrapa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e cursa pós-graduação em Tradução em Espanhol pela Universidade Estácio de Sá e graduação em Letras – Espanhol pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publicado

20-05-2015

Como Citar

Nunes, W. S. (2015). Concurso público: uma análise dos editais no processo seletivo de secretários executivos nas instituições federais de ensino. Secretariado Executivo Em Revist@, 10, 105-118. Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/ser/article/view/4282

Edição

Seção

Artigos