Sondagem sobre os conhecimentos em Língua Inglesa dos alunos do curso de Secretariado Executivo na Universidade Federal do Ceará

Autores

  • Joelma Soares da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Aline Araújo Freitas
  • Conceição de Maria Pinheiro Barros Universidade Federal do Ceará

Resumo

O objetivo geral deste trabalho foi identificar o nível de conhecimento em língua inglesa dos discentes de Secretariado Executivo da UFC por meio da autoavaliação. A fundamentação teórica apresenta um histórico do estudo e importância da Língua Inglesa no Brasil, demonstrando sua presença nas estruturas curriculares de diversos cursos de formação superior, inclusive nos cursos de Secretariado Executivo. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva. Os dados da pesquisa de campo foram coletados por um questionário estruturado em que o grau de conhecimento e preparo em inglês foi medido por meio de autoavaliação dos próprios alunos, utilizando uma escala do tipo Likert de 5 pontos. Os resultados da pesquisa demonstram que grande parte dos alunos não se consideram totalmente preparados quanto à utilização do inglês dentro de seu contexto profissional. A autoavaliação ainda revelou que, de maneira geral, até o momento, os conhecimentos acumulados pelos alunos sobre o tema são insuficientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelma Soares da Silva, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Administração. Especialista em Gestão de IES e graduada em Secretariado Executivo. Professora do Departamento de Administração e coordenadora do Curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará.

Aline Araújo Freitas

Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará (2011). Pós-graduanda em Gestão Pública pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Conceição de Maria Pinheiro Barros, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Educação, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialização em Comércio Exterior, pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Professora Assistente da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora Pedagógica do Curso de Especialização em Assessoria Executiva e Gestão Pública e Privada da Universidade Federal do Ceará. Vice --Coordenadora do Curso de Secretariado Executivo da UFC. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (NEPES) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Tutora dos Cursos de Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

10-06-2014

Como Citar

Silva, J. S. da, Freitas, A. A., & Barros, C. de M. P. (2014). Sondagem sobre os conhecimentos em Língua Inglesa dos alunos do curso de Secretariado Executivo na Universidade Federal do Ceará. Secretariado Executivo Em Revist@, 9. Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/ser/article/view/4040

Edição

Seção

Artigos