Os conhecimentos necessários à formação acadêmica em consultoria secretarial

Autores

  • Chussy Karlla Souza Antunes Universidade Federal da Paraíba
  • Maria de Fátima dos Santos Fernandes de Araújo

Resumo

Este artigo teve como objetivo identificar quais os conhecimentos oferecidos nos cursos de Secretariado Executivo que contribuem para a formação e o desenvolvimento das competências necessárias à atuação em consultoria secretarial. Foram utilizados, como base teórica os autores: Silva (2005), Antunes (2010), Castro (2011) e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Secretariado Executivo. Sua abordagem foi qualitativa, de caráter exploratório. Os procedimentos adotados caracterizaram-se como pesquisa bibliográfica e documental. A análise documental foi de cunho comparativo, sendo comparadas as matrizes curriculares de dois cursos de Secretariado Executivo, um da iniciativa pública e um da privada, respaldadas nas diretrizes curriculares nacionais para o curso. Como resultado, foi possível identificar os conhecimentos necessários à formação e à construção da competência para atuação em consultoria secretarial. Percebeu-se, ainda, que a melhor forma de ensino é por competência e, para tanto, necessita ser desenvolvida em um laboratório específico de secretariado, proporcionando aos discentes a prática de seus conhecimentos. Esse resultado divergiu da hipótese inicial, em que se acreditava apenas incluir no currículo do curso uma disciplina específica em consultoria secretarial para ter a formação em consultoria secretarial.

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Biografia do Autor

Chussy Karlla Souza Antunes, Universidade Federal da Paraíba

estrado em Gestão Pública - Universidade Federal de Pernambuco; Especialista em Planejamento Edu-cacional e Administração Escolar - Universidade Federal de Pernambuco; Especialista em Ciência Política: Teoria e Prática Política no Brasil - Universidade Católica de Pernambuco; Secretária Executiva - Escola Superior de Relações Públicas; Professora da Universidade Federal da Paraíba; Membro da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Secretariado Executivo - MEC/ENADE; Avaliadora Ad Hoc de Cursos Superiores -MEC/INEP. Sócia Fundadora da ASPBSE - Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado. Consultora da área secretarial. UFPB

Maria de Fátima dos Santos Fernandes de Araújo

Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue – UFPB

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Publicado

10-06-2014

Como Citar

Antunes, C. K. S., & Araújo, M. de F. dos S. F. de. (2014). Os conhecimentos necessários à formação acadêmica em consultoria secretarial. Secretariado Executivo Em Revist@, 9. Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/ser/article/view/4038

Edição

Seção

Artigos