Influências da formação no curso de Secretariado Executivo no desempenho das funções de servidores profissionais da Unioeste/campus de Toledo

Autores

  • Josmary Karoline Demko Alves UNIOESTE
  • Fabiana Regina Veloso Biscoli UNIOESTE
  • Amanda Hissamura Dias UNIOESTE
  • Jefferson dos Santos Vorpagel UNIOESTE

Palavras-chave:

Atuação Profissional. Intra -empreendedorismo. Secretariado Executivo.

Resumo

Considerando as novas discussões acerca da formação e da atuação do profissional de Secretariado Executivo, instigou-se a pesquisar sobre o perfil dos profissionais com formação em Secretariado Executivo que atuam na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste/campus de Toledo, destacando fatores que motivaram e que propiciaram algum aprendizado para que alcançassem êxito nas suas funções. Uma vez que os cargos de confiança no Instituto de Ensino Superior (IES), de caráter público estadual, são ocupados por indicação dos diretores, pretende-se compreender o processo de ascensão desses profissionais aos cargos sob sua responsabilidade. Assim, para facilitar o entendimento e a caracterização dos profissionais, buscou-se apresentar três naturezas de competências (técnica especializada, comportamentais atitudinais e cognitivas) e três perfis de atuação (assessor executivo, gestor e empreendedor). Este estudo se caracteriza como um estudo de caso, tendo como técnicas de pesquisa e de coleta de dados a análise documental e a realização de entrevistas com amostragem intencional. Por fim, identificou-se que a maioria desses profissionais se considera atuante nos três perfis descritos acima, assim como compreendem que a atuação do Secretário Executivo é abrangente e envolve uma mescla dos perfis.

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Publicado

20-05-2015

Como Citar

Alves, J. K. D., Biscoli, F. R. V., Dias, A. H., & Vorpagel, J. dos S. (2015). Influências da formação no curso de Secretariado Executivo no desempenho das funções de servidores profissionais da Unioeste/campus de Toledo. Secretariado Executivo Em Revist@, 10, 86-103. Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/ser/article/view/3578

Edição

Seção

Artigos