A importância da inserção de aspectos interculturais no ensino de línguas estrangeiras para profissionais de secretariado

Autores

  • Emili Barcelos Martins Santos

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a importância da inserção de aspectos interculturais no ensino de línguas estrangeiras para profissionais de secretariado executivo. Na primeira parte do trabalho, serão apresentadas reflexões teóricas acerca do conceito de intercultural, assim como o de estereótipos para, em seguida, serem descritas e analisadas algumas características de um curso de francês oferecido em 2009 em uma instituição no estado de São Paulo para 13 profissionais de secretariado. Em relação à metodologia de pesquisa, os procedimentos adotados foram os das abordagens qualitativa e quantitativa e como instrumento de coleta de dados, um questionário. Essa experiência demonstrou que promover a reflexão sobre as diferenças culturais com o objetivo de analisar estereótipos e mostrar que há diversidades, mas também convergências entre as culturas é uma prática positiva no ensino de línguas estrangeiras para secretários, profissionais que no exercício das funções estão em constante contato com pessoas de diferentes nacionalidades. Espera-se que a discussão e os questionamentos levantados ao longo deste artigo possam alimentar a reflexão de professores de línguas estrangeiras para profissionais de secretariado – assim como dos responsáveis pela concepção dos programas em Secretariado Executivo em instituições de ensino superiores brasileiras – que visam encontrar respostas a algumas de suas questões acerca do ensino de línguas para essa área profissional, assim como levantar outras indagações para futuras pesquisas. Palavras-chave: Intercultural. Línguas estrangeiras. Secretariado executivo.

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Publicado

13-03-2013

Como Citar

Martins Santos, E. B. (2013). A importância da inserção de aspectos interculturais no ensino de línguas estrangeiras para profissionais de secretariado. Secretariado Executivo Em Revist@, 8. Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/ser/article/view/3040

Edição

Seção

Artigos