O assessor executivo e a necessidade da comunicação na língua espanhola

Autores

  • Diane Roman Peres Universidade de Passo Fundo
  • Gisele Benck de Moraes Universidade de Passo Fundo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo demonstrar a importância do aprendizado e da fluência na comunicação em língua espanhola para o assessor executivo. A evolução das atividades desempenhadas pelo secretário possibilitou agregar novas funções e competências, além de novos desafios, como a comunicação em outro idioma. Essas e outras características transformaram-no em um ser multifuncional e o conhecimento de outro idioma (neste caso, o espanhol), está presente no seu trabalho diário através, por exemplo, da comunicação com clientes, fornecedores, empregadores etc. Este estudo é baseado em uma pesquisa bibliográfica com diversos autores conhecedores dos assuntos secretariais e do idioma já citado e, conseguinte, a realização de cinco estudos de caso com aplicação de questionários com caráter exploratório, descritivo/interpretativo, por meio dos quais se pretende demonstrar as características de assessores executivos e suas principais funções e a utilização da língua espanhola em seu ambiente de trabalho. Essas informações poderão contribuir para comprovar a necessidade do conhecimento de um segundo idioma como fator diferencial e de inclusão. Palavras-chave: Assessor executivo. Globalização. Idioma Espanhol.

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Publicado

13-03-2013

Como Citar

Peres, D. R., & de Moraes, G. B. (2013). O assessor executivo e a necessidade da comunicação na língua espanhola. Secretariado Executivo Em Revist@, 8. Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/ser/article/view/3039

Edição

Seção

Artigos