A inclusão do docente de secretariado executivo em programas de pós-graduação stricto sensu: um estudo realizado junto à plataforma Lattes do CNPq
Resumo
O aperfeiçoamento e a busca pela continuidade dos estudos é algo crescente na sociedade contemporânea. Nessa perspectiva, os profissionais que desejam ingressar na docência e na pesquisa buscam os programas de pós-graduação stricto sensu para aprofundarem seus conhecimentos nas mais diversas áreas. O docente de secretariado executivo também deve estar atento a essas necessidades, embora saibamos que não existem programas de pós-graduação específicos para essa área. Diante dessa problemática, este trabalho tem como objetivo identificar as áreas em nível de mestrado e doutorado nas quais os docentes com formação em secretariado têm buscado ingressar. A metodologia adotada é caracterizada como bibliográfica, exploratória e descritiva. Foi realizado um levantamento de dados no site do Inep e na plataforma Lattes do CNPq, no período de 30 de outubro a 13 de novembro de 2011, visando quantificar os cursos de secretariado existentes no Brasil e identificar, através dos currículos dos bacharéis dessa área, em quais programas de pós-graduação esses estão inseridos. As pós-graduações que mais têm acolhido os bacharéis em secretariado são as das áreas de administração, educação, engenharia de produção e ciên cias da informação. Palavras-chave: Docência. Pós-graduação. Secretariado.Downloads
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Publicado
07-03-2013
Como Citar
dos Santos Nóbrega, V. S., & da Silva Adelino, F. J. (2013). A inclusão do docente de secretariado executivo em programas de pós-graduação stricto sensu: um estudo realizado junto à plataforma Lattes do CNPq. Secretariado Executivo Em Revist@, 8. Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/ser/article/view/3027
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Artigos
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