A GESTÃO SECRETARIAL NO CENÁRIO ORGANIZACIONAL CONTEMPORÂNEO
Resumo
Este estudo é resultado do interesse em investigar as mudanças ocorridas no universo organizacional que deflagram a Gestão Secretarial, tendo como problemáticas de pesquisa os seguintes questionamentos: 1) Que mudanças ocorreram no perfil do secretário? 2) Por que o secretário é considerado um gestor? 3) O que se entende por gestão secretarial? Assim, o objetivo principal da presente investigação é interpretar se o profissional de Secretariado Executivo pode ser considerado um gestor a partir das atividades e/ou funções que desenvolve. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, revisando a literatura especializada sobre gestão, secretariado executivo e gestão secretarial. Também foram realizadas entrevistas semi estruturadas com profissionais da área secretarial com o propósito de identificar em seus cotidianos atividades de gestão. Os resultados indicam a presença das funções gerenciais de planejamento, organização, tomada de decisões, gerenciamento de conflitos, condução e acompanhamento de pessoas, negociação e controles variados na atuação dos secretários executivos. Deste modo, confirma-se o pressuposto de que o secretário executivo é um gestor, pois, nesse novo contexto organizacional, agregou às atividades técnicas atribuições e competências comportamentais e conceituais, desenvolvendo uma visão sistêmica do negócio, colaborando no alcance dos objetivos e resultados institucionais desejados e ampliando o seu campo de atuação.Downloads
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Publicado
15-06-2011
Como Citar
Lasta, A., & Giareta Durante, D. (2011). A GESTÃO SECRETARIAL NO CENÁRIO ORGANIZACIONAL CONTEMPORÂNEO. Secretariado Executivo Em Revist@, 4(4). Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/ser/article/view/1768
Edição
Seção
Artigos
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