COMÉRCIO INTERNACIONAL: uma perspectiva profissional ao secretário executivo

Autores

  • Taísa Scariot
  • Daniela Giareta Durante

Resumo

A globalização tem proporcionado uma maior abertura de mercado, em que as empresas têm a possibilidade de vender e comprar produtos de outros países com maior facilidade. Diante disso, as organizações necessitam de pessoas capacitadas para atuarem num mercado global. O presente trabalho tem como principal objetivo conhecer quais as habilidades e conhecimentos são essenciais aos profissionais atuantes na área de comércio exterior, visando analisar se o profissional de secretariado executivo tem a preparação e a formação necessária para atuar nesse campo. Para tanto, foi realizado um estudo teórico e um levantamento de dados, por meio de entrevistas semi-estruturadas com profissionais atuantes no comércio internacional. Os resultados obtidos confirmam os pressupostos teóricos de que habilidades em negociação e comunicação, além do domínio de idiomas estrangeiros e conhecimentos da cultura dos países parceiros são essenciais para quem atua neste setor. Dessa forma, constata-se que esses requisitos são contemplados na formação em secretariado executivo e constituem, dentre outros atributos, o perfil profissional dos mesmos, logo as relações internacionais representam uma perspectiva de trabalho promissora à área secretarial nesta economia globalizada.

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Publicado

15-06-2011

Como Citar

Scariot, T., & Giareta Durante, D. (2011). COMÉRCIO INTERNACIONAL: uma perspectiva profissional ao secretário executivo. Secretariado Executivo Em Revist@, 4(4). Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/ser/article/view/1764

Edição

Seção

Artigos