Alfabetização financeira de estudantes universitários a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro

Autores

  • Nadia Mar Bogoni Universidade de Passo Fundo
  • Maurício Leite
  • Fábio Roberto Barão
  • Mariza de Almeida
  • Nelson Hein

DOI:

https://doi.org/10.5335/rtee.v24i50.8962

Palavras-chave:

Alfabetização financeira. Análise fatorial. Educação financeira.

Resumo

É notória a importância que os temas alfabetização financeira e educação financeira vêmganhando na vida das pessoas. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é caracterizar o perfildos estudantes universitários de uma universidade localizada na Região Norte do estadodo Rio Grande do Sul, a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro. Para tanto, a pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, em que 194 alunos participaram respondendo um questionário on-line. Os dadosobtidos foram analisados com utilização de estatística descritiva e multivariada (análise fatorial). Os resultados mostram que os estudantes participantes da pesquisa têm um nível satisfatório de alfabetização financeira, considerando as dimensões atitude, comportamento e conhecimento financeiros. Porém, 57% estão insatisfeitos com sua situação financeira. Percebe-se também que os alunos respondentes demonstram ter preocupação com seu futuro financeiro, priorizando manter uma poupança e pagar contas em dia. Alémdisso, nota-se que os respondentes apresentam um satisfatório conhecimento financeiro sobre taxa de juros, retorno financeiro, risco, ativos financeiros e inflação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-12-2018

Como Citar

Bogoni, N. M., Leite, M., Barão, F. R., Almeida, M. de, & Hein, N. (2018). Alfabetização financeira de estudantes universitários a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro. Revista Teoria E Evidência Econômica, 24(50). https://doi.org/10.5335/rtee.v24i50.8962

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)