A análise da escola das estruturas sociais de acumulação sobre a economia dos Estados Unidos entre o pós-guerra e o início do século XXI

Autores

  • Amanda Mayara da Silva Bento Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Marcelo Bandeira de Mello F Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

DOI:

https://doi.org/10.5335/rtee.v24i50.8272

Palavras-chave:

Escola das estruturas sociais de acumulação. História econômica dos Estados Unidos. Neoliberalismo.

Resumo

O objetivo principal do trabalho é apresentar a explicação da escola das estruturas sociais de acumulação (EESA) para as transformações do capitalismo estadunidense ocorridas entre o pós-guerra e o início do século XXI. De acordo com a abordagem, a estrutura social de acumulação do pós-guerra, construída no contexto geopolítico da Guerra Fria, foi caracterizada por acordos entre os trabalhadores e os capitalistas e entre esses últimos e os cidadãos. Tais arranjos institucionais possibilitaram taxas de crescimento elevadas e significativos ganhos de salário real. A abordagem teve alguma dificuldade em compreender o tipo de capitalismo predominante nos Estados Unidos depois da estagflação da década de 1970 e teve que alterar o significado do seu conceito principal para analisar o capitalismo neoliberal.

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Biografia do Autor

Amanda Mayara da Silva Bento, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Marcelo Bandeira de Mello F, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de São João del-Rei

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Publicado

12-12-2018

Como Citar

da Silva Bento, A. M., & Bandeira de Mello F, M. (2018). A análise da escola das estruturas sociais de acumulação sobre a economia dos Estados Unidos entre o pós-guerra e o início do século XXI. Revista Teoria E Evidência Econômica, 24(50). https://doi.org/10.5335/rtee.v24i50.8272