Mudança estrutural no mercado brasileiro de automóveis

Autores

  • Ísis Gomes Semenzato de Souza
  • Danilo R. D. Aguiar

DOI:

https://doi.org/10.5335/rtee.v21i45.6188

Resumo

Este trabalho analisa as mudanças estruturais que ocorrem no mercado brasileiro de automóveis desde a década de 1990. Identificou-se a redução contínua da concentração de mercado, com a concorrência da entrada de novas firmas. Apesar disso, o mercado brasileiro é ainda muito concentrado. Em termos de comércio internacional, detectou-se um novo padrão, com a transformação do país de exportador líquido para importador líquido de veículos. Os tipos de carros vendidos no Brasil também mudaram, uma vez que a participação de carros populares está diminuindo. Isso é consequência do aumento da renda dos consumidores e da maior oferta de crédito. Outro aspecto identificado no estudo foi a redução na parcela de mercado dos estados tradicionais (São Paulo e Minas Gerais). Palavras-chave: Mercado brasileiro de automóveis. Concentração de mercado. Concorrência.

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Publicado

15-08-2016

Como Citar

Souza, Ísis G. S. de, & Aguiar, D. R. D. (2016). Mudança estrutural no mercado brasileiro de automóveis. Revista Teoria E Evidência Econômica, 21(45). https://doi.org/10.5335/rtee.v21i45.6188