A interiorização da rodovia do Mercosul

Autores

  • Marco Antonio Montoya
  • Cleide Fátima Moretto
  • Carlos Alberto Moran
  • Ricardo Letizia Garcia
  • João Carlos Tedesco
  • Marília Mattos
  • Fabiano Bedin

DOI:

https://doi.org/10.5335/rtee.v3i05.4752

Resumo

Partindo da ótica de que a integração econômica é uma forma de desenvolvimento harmônico, seja em nível de países, de estados ou de microrregiões, no presente artigo avalia-se e determina-se qual o melhor traçado rodoviário a ser implementado entre São Paulo e Buenos Aires, como infraestrutura de transporte para o MERCOSUL. escolheu-se, dentre 21 alternativas analisadas, o traçado pelo interior, que une, entre outras, as cidades de União da Vitória, Concórdia, passo fundo, Santa Maria, Rivera, Tacuarambó e Galeguaychu. Tal escolha justifica-se pela menor distância entre os dois principais polos; pelas significativas potencialidades observadas em termos de produção e de consumo; pelos menores impactos ao meio ambiente , igualmente, pelo menor custo financeiro para a habilitação das estradas já existentes. Palavras-chaves: integração econômica, interiorização, rodovia, MERCOSUL

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Como Citar

Montoya, M. A., Moretto, C. F., Moran, C. A., Garcia, R. L., Tedesco, J. C., Mattos, M., & Bedin, F. A interiorização da rodovia do Mercosul. Revista Teoria E Evidência Econômica, 3(05). https://doi.org/10.5335/rtee.v3i05.4752

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