Análise do fator risco no lançamento de novos produtos: o caso do setor de microcervejarias

Autores

  • Luiz Carlos de Paula
  • Jersone Tasso Moreira Silva
  • Luiz Antônio Antunes Teixeira
  • Hugo Ferreira Braga Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.5335/rtee.v16i34.4265

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar o fator risco no desenvolvimento e lançamento de no-vos produtos. A unidade de pesquisa foi uma microcervejaria de Belo Horizonte, tomando como base estimativas do fluxo de custos e benefícios previstos nas fases de concepção, desenvolvimento, avaliação e comercialização. Aplicou-se o método Hipercubo Latino no sentido de simular dois cenários, no período compreendido entre 2005 a 2015, com taxa de desconto de 10% e investimento inicial de R$ 1.000.000,00. Os resultados demonstraram viabilidade nas duas simulações, sendo na primeira o valor presente líquido médio de R$ 2.254.494,00 e, na segunda, de R$ 2.185.996,00. Quanto à estimativa de o projeto apre-sentar prejuízo, verificaram-se 13,49% de probabilidade na primeira simulação e 11,94% na segunda. Palavras-chave: Fator risco. Lançamento de novos produtos. Método de Monte Carlo.

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Publicado

01-03-2010

Como Citar

Paula, L. C. de, Silva, J. T. M., Teixeira, L. A. A., & Tadeu, H. F. B. (2010). Análise do fator risco no lançamento de novos produtos: o caso do setor de microcervejarias. Revista Teoria E Evidência Econômica, 16(34). https://doi.org/10.5335/rtee.v16i34.4265