Evolução do uso de energia na estrutura de produção e consumo do Rio Grande do Sul: uma abordagem insumo-produto
DOI:
https://doi.org/10.5335/rtee.v17i37.4228Resumo
Com base na matriz insumo-produto do Rio Grande do Sul que inclui o setor produção de energia, este artigo se propõe a avaliar, de forma sistêmica, a evolução do uso de energia na estrutura de produção e consumo do Rio Grande do Sul, nos anos de 1998 e 2003. Verificou-se que os setores transporte; celulose, papel e gráfica e produção de energia apresentam os maiores requerimentos de energia do estado. Quando analisada a inter-dependência entre o consumo setorial de energia e a demanda final, corroborou-se que as oportunidades permanentes de ampliação do mercado energético do estado estão relacio-nadas particularmente ao consumo do setor transporte, agropecuária e indústria de ali-mentos e bebidas. Portanto, para um desenvolvimento sustentável da economia gaúcha, as políticas públicas e investimentos privados devem concentrar esforços principalmente nesses setores. Palavras-chave: Economia gaúcha. Insumo-produto. Requerimentos de energia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Montoya, M. A., Pasqual, C. A., Bogoni, N. M., & Costa, T. V. M. (2011). Evolução do uso de energia na estrutura de produção e consumo do Rio Grande do Sul: uma abordagem insumo-produto. Revista Teoria E Evidência Econômica, 17(37). https://doi.org/10.5335/rtee.v17i37.4228
Edição
Seção
Artigos
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conceitos emitidos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). A simples remessa do trabalho implica que o(s) autor(es) concordam que, em caso de aceitação para publicação, a Revista Teoria e Evidência Econômica (Brazilian Journal of Theoretical and Applied Economics) passa a ter os direitos autorais para a veiculação dos artigos, tanto em formato impresso como eletrônico a eles referentes, os quais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Teoria e Evidência Econômica (Brazilian Journal of Theoretical and Applied Economics). É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos desta revista, desde que seja explicitamente citada a fonte completa.