Concentração de mercado: uma análise para a oferta de crédito pelo setor bancário brasileiro

Autores

  • Alison Luft UPF
  • Julcemar Bruno Zilli UPF

DOI:

https://doi.org/10.5335/rtee.v0i41.3737

Resumo

O presente artigo propõe-se a avaliar o comportamento da concentração de mercado para a oferta de crédito pelo setor bancário brasileiro. Parte-se de 1995, ano em que se consolidou o Plano Real até o ano de 2011. Com base em dados secundários, mensurou-se o índice de concentração de Herfindahl-Hirschman (HHI) e as razões de concentração (CR) para os 4, 8 e 18 maiores bancos do Sistema Financeiro Nacional. As profundas mudanças que ocorreram no setor na última década, destacando-se as mudanças no foco da atividade bancária, o aumento da participação estrangeira e as fusões e aquisições de grande porte, justificam a presente análise. Os resultados indicaram que a concentração é relativamente baixa, apresentado elevação no grau de concentração para a oferta de crédito nos últimos anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-12-2013

Como Citar

Luft, A., & Zilli, J. B. (2013). Concentração de mercado: uma análise para a oferta de crédito pelo setor bancário brasileiro. Revista Teoria E Evidência Econômica, 19(41). https://doi.org/10.5335/rtee.v0i41.3737