Concentração de mercado: uma análise para a oferta de crédito pelo setor bancário brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5335/rtee.v0i41.3737Resumo
O presente artigo propõe-se a avaliar o comportamento da concentração de mercado para a oferta de crédito pelo setor bancário brasileiro. Parte-se de 1995, ano em que se consolidou o Plano Real até o ano de 2011. Com base em dados secundários, mensurou-se o índice de concentração de Herfindahl-Hirschman (HHI) e as razões de concentração (CR) para os 4, 8 e 18 maiores bancos do Sistema Financeiro Nacional. As profundas mudanças que ocorreram no setor na última década, destacando-se as mudanças no foco da atividade bancária, o aumento da participação estrangeira e as fusões e aquisições de grande porte, justificam a presente análise. Os resultados indicaram que a concentração é relativamente baixa, apresentado elevação no grau de concentração para a oferta de crédito nos últimos anos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
19-12-2013
Como Citar
Luft, A., & Zilli, J. B. (2013). Concentração de mercado: uma análise para a oferta de crédito pelo setor bancário brasileiro. Revista Teoria E Evidência Econômica, 19(41). https://doi.org/10.5335/rtee.v0i41.3737
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conceitos emitidos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). A simples remessa do trabalho implica que o(s) autor(es) concordam que, em caso de aceitação para publicação, a Revista Teoria e Evidência Econômica (Brazilian Journal of Theoretical and Applied Economics) passa a ter os direitos autorais para a veiculação dos artigos, tanto em formato impresso como eletrônico a eles referentes, os quais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Teoria e Evidência Econômica (Brazilian Journal of Theoretical and Applied Economics). É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos desta revista, desde que seja explicitamente citada a fonte completa.