A estruturação e a gestão do capital intelectual a partir do modelo de navegador de Stewart: um estudo em uma instituição de ensino superior (IES)
DOI:
https://doi.org/10.5335/rtee.v0i39.3441Resumo
Este artigo tem o escopo de analisar a estruturação/gestão do capital intelectual em uma Instituição de Ensino Superior Comunitária através do modelo de navegador de Stewart. A utilização desse modelo se justifi ca em razão de que o capital intelectual constitui matéria intelectual e que pode ser utilizada para gerar riqueza dentro das organizações e, principalmente, em uma IES. A pesquisa quantitativa abordou as percepções que os sujeitos possuem sobre o capital intelectual da instituição. Os dados analisados revelam que a IES apresenta uma regular gerência do seu capital intelectual, efetivando ações de caráter estratégico em sua gestão, bem como a satisfação do cliente e valorização da marca. Por outro lado, ela apresenta preocupação quanto à capacidade de sustentabilidade econômico-fi nanceira que viabiliza os projetos e atividades institucionais. O capital intelectual da IES está estruturado basicamente pela gestão do conhecimento, visto que esta é uma organização intensiva em conhecimento e que este é o principal e mais importante ativo que a instituição possui. Com base no conhecimento existente no quadro funcional e na sua estrutura, a instituição busca geri-lo de forma que este seja seu principal fator e diferencial competitivo. Palavras-chave: Capital intelectual. Modelo de navegador de Stewart. Universidade. Vantagem competitiva.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Awad, F. M., Sausen, J. O., & Demarchi, D. (2012). A estruturação e a gestão do capital intelectual a partir do modelo de navegador de Stewart: um estudo em uma instituição de ensino superior (IES). Revista Teoria E Evidência Econômica, 18(39). https://doi.org/10.5335/rtee.v0i39.3441
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conceitos emitidos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). A simples remessa do trabalho implica que o(s) autor(es) concordam que, em caso de aceitação para publicação, a Revista Teoria e Evidência Econômica (Brazilian Journal of Theoretical and Applied Economics) passa a ter os direitos autorais para a veiculação dos artigos, tanto em formato impresso como eletrônico a eles referentes, os quais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Teoria e Evidência Econômica (Brazilian Journal of Theoretical and Applied Economics). É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos desta revista, desde que seja explicitamente citada a fonte completa.