Comakership: um escopo inovador no conceito de alianças estratégicas logísticas

Autores

  • Márcio Marins
  • Cássia Aparecida Pasqual

DOI:

https://doi.org/10.5335/rtee.v0i39.3437

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar os riscos operacionais no canal logístico da Metal Company Ltd. decorrentes do fluxo de suprimentos em escopo convencional de reposição dos materiais e propor um novo modelo do processo de reposição de materiais através da formação de alianças estratégicas, para, por fi m, identificar em que grau o conceito de Comakership contribui para criação de diferenciais competitivos logísticos frente às incertezas de mercado. Para isso, a metodologia utilizada foi um estudo de caso separado em três momentos diferentes: a identificação dos riscos operacionais causados pelos principais fornecedores; a criação de uma nova proposta de alianças estratégicas e esta, por sua vez, comprovada com a implementação da nova proposta. Como principais resultados pode-se constatar que o comakership contribui significativamente para a redução de riscos operacionais e criação de diferenciais competitivos logísticos entre empresa-fornecedor, o que foi corroborado com o estudo na Metal Company, a qual ampliou muito sua efi ciência no canal de suprimentos ao trabalhar de forma cooperada com seu principal cliente. Palavras-chave: Alianças estratégicas. Comakership. Local sourcing. Parcerias. Riscos operacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Marins

Pós-graduado em Economia e Gestão Empresarial pela Universidade de Passo Fundo. Bacharel em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior. Supervisor de Compras da Endosul/Eisenmann. Professor do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai, Campus de Caxias do Sul.

Cássia Aparecida Pasqual

Mestra em Agronegócios pela UFRGS. Professora da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo.

Downloads

Como Citar

Marins, M., & Pasqual, C. A. (2012). Comakership: um escopo inovador no conceito de alianças estratégicas logísticas. Revista Teoria E Evidência Econômica, 18(39). https://doi.org/10.5335/rtee.v0i39.3437

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)