Precificação de terras de propriedades rurais em Cascavel - PR: uma análise das opções reais

Autores

  • Julcemar Bruno Zilli
  • Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros
  • Nádia Mar Bogoni

DOI:

https://doi.org/10.5335/rtee.v0i38.3428

Resumo

A valorização das propriedades rurais tem sido discutida em várias frentes de estudo que tentam identifi car o comportamento do preço das terras e, concomitantemente, tentam explicar a valorização identifi cada em algumas regiões do Brasil. Entretanto, questionam-se as possíveis explicações sobre a constante valorização da terra. Para tanto, buscou-se mensurar o valor da terra das propriedades rurais na região de Cascavel - PR utilizando a teoria das opções reais. A incerteza relacionada ao comportamento do valor presente foi mapeada pela opção de postergar a comercialização da propriedade por meio da teoria das opções reais. Com a utilização dos modelos de Cox, Ross e Rubinstein (1979), obtiveram-se informações de que a terra poderia valer R$ 17.121,22/ha, 50,70% superior ao valor captado pelo FGV (2009). Quando se compara aos valores declarados pelos produtores (R$ 14.000,00/ha), encontram-se 22,29% inferiores aos praticados na região. Palavras-chave: Investimentos. Opções reais. Terras. Valoração. VPL.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julcemar Bruno Zilli

Economista, mestre em Economia Aplicada (ESALQ/USP), Doutor em Economia Aplicada (ESALQ/USP), professor da Universidade de Passo Fundo.

Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros

Engenheiro Agrônomo (ESALQ/USP), Ph.D. North Caroline, professor ESALQ/USP.

Nádia Mar Bogoni

Economista, mestra em contabilidade pela FURB, professora da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo.

Downloads

Como Citar

Zilli, J. B., Barros, G. S. de C., & Bogoni, N. M. (2012). Precificação de terras de propriedades rurais em Cascavel - PR: uma análise das opções reais. Revista Teoria E Evidência Econômica, 18(38). https://doi.org/10.5335/rtee.v0i38.3428