Uma análise comparativa da relação entre o comércio exterior e o crescimento econômico do Rio Grande do Sul e o Brasil (2003 - 2015)
DOI:
https://doi.org/10.5335/rtee.v25i52.10381Palavras-chave:
Comércio exterior, crescimento econômico, economia brasileira, estado do Rio Grande do Sul.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre o comércio exterior e o crescimento econômico do Rio Grande do Sul e do Brasil ao longo do período de 2003 a 2015. A metodologia empregada é a análise das estatísticas descritivas de dados secundários extraídos de órgãos governamentais e instituições internacionais. Os resultados mostram que o tamanho da economia do Estado representa em torno de 7% do total do país, desse, o setor de serviços participa com 60%, segmento industrial como, aproximadamente, um quarto. A dinâmica de crescimento econômico foi bastante similar com uma taxa média anual de 2,2%. As exportações nacionais e Gaúchas cresceram, média anual, de cerca de 8% e as importações nacionais se elevaram quatro pontos percentuais acima do RS. A correlação é mais alta foi verificada entre a taxa de crescimento do produto e aumento das exportações, com um coeficiente 0,72 do Rio Grande do Sul e 0,86 do Brasil. A taxa de câmbio real apresentou uma baixa correlação como com a exportações, além de exibir sinal contrário do esperado. Assim, ao longo do período de 2003 a 2015, o que mais tendeu a influenciar o comércio externo foi os preços internacionais dos produtos comercializados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
09-02-2021
Como Citar
Triches, D., & Triches, C. F. (2021). Uma análise comparativa da relação entre o comércio exterior e o crescimento econômico do Rio Grande do Sul e o Brasil (2003 - 2015). Revista Teoria E Evidência Econômica, 25(52), 7-28. https://doi.org/10.5335/rtee.v25i52.10381
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conceitos emitidos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). A simples remessa do trabalho implica que o(s) autor(es) concordam que, em caso de aceitação para publicação, a Revista Teoria e Evidência Econômica (Brazilian Journal of Theoretical and Applied Economics) passa a ter os direitos autorais para a veiculação dos artigos, tanto em formato impresso como eletrônico a eles referentes, os quais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Teoria e Evidência Econômica (Brazilian Journal of Theoretical and Applied Economics). É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos desta revista, desde que seja explicitamente citada a fonte completa.