A crítica ao positivismo jurídico na educação jurídica do século XXI

Autores

  • Horácio Wanderlei Rodrigues FURG

DOI:

https://doi.org/10.5335/rjd.v38i3.16458

Palavras-chave:

educação jurídica, ensino do Direito, ensino jurídico, positivismo jurídico, idealismo jurídico

Resumo

O artigo tem por tema central a análise da perspectiva epistemológica vigente na educação jurídica brasileira durante grande parte do século XX, o positivismo jurídico, e o seu impacto, em especial, na educação jurídica desse período. Em alguns aspectos o texto contém também análises, mesmo que superficiais, sobre a pesquisa jurídica e o modelo então vigente de produção do conhecimento jurídico. O trabalho contém ainda, mesmo que em menor grau, a análise do idealismo jurídico durante esse mesmo espaço-tempo. O objetivo central do trabalho é apresentar as principais críticas formuladas sobre a influência epistemológica do positivismo jurídico, bem como as consequências por ela trazidas para a formação jurídica no período histórico referido. Embora não seja o objetivo principal, essas questões também foram, em parte, analisadas relativamente ao idealismo jurídico. O texto foi redigido com base em pesquisa bibliográfica interdisciplinar, tomando a forma de uma revisão de literatura, e seu texto dividido em cinco seções, considerando a introdução e a conclusão.

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Publicado

28-02-2025

Como Citar

Rodrigues, H. W. (2025). A crítica ao positivismo jurídico na educação jurídica do século XXI. Revista Justiça Do Direito, 38(3), 95-113. https://doi.org/10.5335/rjd.v38i3.16458