Entre a natureza ‘natural’ e a natureza ‘sonhada’: a propaganda de condomínios nas margens da represa Capivara, Rio Paranapanema, PR
DOI:
https://doi.org/10.5335/hdtv.16n.1.6260Resumo
No final do século XX, na represa Capivara, Rio Paranapanema, divisa dos estados de São Paulo e Paraná, emergiu um novo processo de incorporação das margens do lago por meio de chácaras, como casas secundárias. Alguns desses empreendimentos imobiliários utilizam-se de diversas estratégias de publicidade, como a impressão de fôlderes coloridos para a divulgação do empreendimento. Neste trabalho, pretende-se analisar um fôlder de um condomínio lançado no início dos anos 2000, seguindo duas perspectivas principais: a primeira considera as relações entre a sociedade de consumo, o chamado marketing verde e a era da ecologia; e a segunda investiga quais significados de natureza aparecem representados nesse fôlder. Neste texto investiga-se a ideia de natureza teria sido transformada em um grande shopping center, no qual se vende todos os tipos de produtos e, também, a quais demandas responderia a emergência do fenômeno das chácaras nas margens do lago de Capivara. Palavras-chave: História ambiental. Marketing verde. Condomínios. Vilegiatura.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
12-08-2016
Como Citar
Arruda, G. (2016). Entre a natureza ‘natural’ e a natureza ‘sonhada’: a propaganda de condomínios nas margens da represa Capivara, Rio Paranapanema, PR. Revista História: Debates E Tendências, 16(1), 92-112. https://doi.org/10.5335/hdtv.16n.1.6260
Edição
Seção
Dossiê
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).