Investigação artística é criação

Autores

  • Gilvano Dalagna Universidade de Aveiro
  • Jorge Salgado Correia Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.5335/hdtv.24n.2.16220

Palavras-chave:

Criação artística, Investigação artística, Fratura epistemológica

Resumo

Historicamente a investigação artística enfrenta uma série de questões complexas que moldam o seu desenvolvimento e integração nas instituições de ensino superior em música. A hegemónica tendência logocêntrica nos meios académicos tem favorecido nomeadamente duas abordagens que estabelecem uma relação redutora entre as intervenções artísticas e o discurso académico . Uma destas abordagens promove construções conceptuais e teóricas e a outra promove análises fenomenológicas e descrições auto-etnográficas. Ambas são redutoras já que assentam na separação  sujeito-objeto negligenciando, ou mesmo eliminando na totalidade, as dimensões sensorial, empática, tácita e simbólica que são essenciais nas nossas experiências estéticas. O presente artigo identifica um território específico para a investigação artística o que implica, a montante, uma opção epistemológica alternativa, a que chamamos episteme criação. Esta episteme criação não prescinde de um discurso clarificador de apoio à intervenção artística mas num modo de discurso também alternativo, a que chamamos narrativo. Conclui-se este capítulo com uma discussão sobre as escolhas metodológicas no âmbito da investigação artística que são muitas vezes um depauperamento, uma vez que alguns investigadores procuram segurança na validação científica, recorrendo a métodos das ciências sociais, como a análise qualitativa, as auto-etnografias, etc. Estas escolhas são aqui reconhecidas como “desvios comuns” e são discutidas com exemplos.

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Biografia do Autor

Gilvano Dalagna, Universidade de Aveiro

Doutor em Música pela Universidade de Aveiro, Portugal. Investigador Integrado do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) – da Universidade de Aveiro, Portugal. E-mail: gilvano.d@ua.pt / https://orcid.org/0000-0001-9123-1733

Jorge Salgado Correia, Universidade de Aveiro

Doutor em Música pela Universidade de Sheffield, Inglaterra. Investigador Integrado do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) – da Universidade de Aveiro, Portugal, onde é Diretor do Programa Doutoral em Música. E-mail: jcorreia@ua.pt / https://orcid.org/0000-0002-2255-2063

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Publicado

01-09-2024 — Atualizado em 12-09-2024

Versões

Como Citar

Dalagna, G. ., & Correia, J. S. . (2024). Investigação artística é criação. Revista História: Debates E Tendências, 24(2), 101-124. https://doi.org/10.5335/hdtv.24n.2.16220 (Original work published 1º de setembro de 2024)