Mudança no processo ensino aprendizagem nos cursos de graduação em odontologia com utilização de metodologias ativas de ensino e aprendizagem

Autores

  • Valéria da Penha Freitas
  • Raquel Baroni de Carvalho
  • Maria José Gomes
  • Márcia Cançado Figueiredo
  • Daniel Demétrio Faustino-Silva

DOI:

https://doi.org/10.5335/rfo.v14i2.707

Resumo

Profundas mudanças estão sendo realizadas nos cursos de graduação em odontologia visando formar profissionais adequados às necessidades de saúde da população brasileira e do Sistema Único de Saúde. Para tanto, torna-se essencial a efetiva articulação das políticas de saúde com a educação. A mudança didáticopedagógica visa a uma aprendizagem ativa, centrada no estudante. Assim, cabe ao professor o papel de facilitador do processo de construção do conhecimento, dando condições ao estudante de desenvolver um pensamento e um discurso próprios, e, inclusive na área da odontologia, utilizar-se de metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Este artigo apresenta algumas das diferentes metodologias ativas, as quais permitem que o estudante possa trabalhar com problemas reais, assumindo responsabilidades crescentes e interagindo com a população e os profissionais de saúde das áreas afins.

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Publicado

09-08-2010

Como Citar

Freitas, V. da P., Carvalho, R. B. de, Gomes, M. J., Figueiredo, M. C., & Faustino-Silva, D. D. (2010). Mudança no processo ensino aprendizagem nos cursos de graduação em odontologia com utilização de metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 14(2). https://doi.org/10.5335/rfo.v14i2.707

Edição

Seção

Artigos