Conhecimento sobre saúde bucal e práticas desenvolvidas por professores do ensino fundamental e médio

Autores

  • Cléa Adas Saliba Garbin Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Universidade Estadual Paulista
  • Tânia Adas Saliba Rovida Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Universidade Estadual Paulista
  • Luis Fernando Dahmer Peruchini Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Universidade Estadual Paulista
  • Ronald Jefferson Martins Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5335/rfo.v18i3.3581

Resumo

Introdução: A educação em saúde bucal é um processo que visa transformar atitudes e comportamentos e formar hábitos em benefício da saúde do indivíduo. Para que isso ocorra, faz-se necessário um reforço e repetição contínua, possível no ambiente escolar. Objetivo: Objetivou-se analisar o conhecimento dos professores sobre saúde bucal, as práticas desenvolvidas no ambiente escolar, bem como a participação do cirurgião-dentista na orientação dos professores de ensino fundamental e médio. Sujeitos e método: Utilizou-se um questionário semi-estruturado, com perguntas abertas e fechadas sobre a formação do professor, orientação recebida sobre saúde bucal, desenvolvimento de temas sobre saúde bucal em sala de aula e conhecimento sobre o assunto. Resultados: Do total de entrevistados (n=221), apenas 77 (34,8%) afirmaram que tiveram orientação sobre saúde bucal na sua formação para professor. 70 (31,7%) disseram não desenvolver temas sobre saúde bucal em sala de aula e 91 (41,2%) que não existia interação entre dentista e professor. Observou-se deficiência no conhecimento dos professores sobre determinados assuntos relacionados à saúde bucal. Houve associação estatística significativa entre orientação do dentista aos professores e o desenvolvimento de ações de saúde bucal e também o conhecimento do professor sobre o local de erupção do primeiro molar permanente (p<0,01). Conclusão: Conclui-se que apesar da maior parte dos educadores desenvolverem práticas educativas sobre saúde bucal no ambiente escolar, existe deficiência no entendimento de determinados assuntos pelos professores, fazendo-se necessário maior participação do cirurgião-dentista na transmissão de conhecimento técnicos e científicos aos mesmos.

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Biografia do Autor

Cléa Adas Saliba Garbin, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Universidade Estadual Paulista

Professora Adjunto do Programa de Pós-graduação em Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Universidade Estadual Paulista

Tânia Adas Saliba Rovida, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Universidade Estadual Paulista

Professora Assistente Doutora do Programa de Pós-graduação em Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Universidade Estadual Paulista

Luis Fernando Dahmer Peruchini, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Universidade Estadual Paulista

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Universidade Estadual Paulista

Ronald Jefferson Martins, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Universidade Estadual Paulista

Professor Assistente Doutor do Programa de Pós-graduação em Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Universidade Estadual Paulista

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Publicado

13-06-2014

Como Citar

Garbin, C. A. S., Rovida, T. A. S., Peruchini, L. F. D., & Martins, R. J. (2014). Conhecimento sobre saúde bucal e práticas desenvolvidas por professores do ensino fundamental e médio. Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 18(3). https://doi.org/10.5335/rfo.v18i3.3581

Edição

Seção

Artigos