Saúde bucal materno-infantil: uma revisão integrativa

Autores

  • Ana Cláudia Guterres Prestes ESP/RS
  • Aline Blaya Martins UFRGS
  • Matheus Neves PUCRS
  • Rose Teresinha da Rocha Mayer ESP/RS

DOI:

https://doi.org/10.5335/rfo.v18i1.3252

Resumo

Introdução: esta revisão integrativa da literatura tem por objetivo sistematizar conhecimentos que contribuam para formar trabalhadores com saberes e práticas cotidianas convergentes ao SUS e à formação em serviço, nos quais situações, vivências e conteúdos acerca da odontologia possam ser recursos estratégicos a equipes de atenção básica no que diz respeito ao núcleo (saúde bucal), especificamente à linha de cuidado materno-infantil, desde o campo da saúde coletiva. Revisão de literatura: condensaram-se artigos de periódicos disponíveis em bases científicas de dados eletrônicos e documentos oficiais do Ministério da Saúde, para fornecer subsídios ao estabelecimento de um plano de atenção integral à gestante, levando-se em consideração as alterações ocorridas durante esse período. Considerações finais: os documentos avaliados apontam para uma nova realidade, a qual demonstra o trabalho desenvolvido pelos profissionais da saúde bucal, permeado pelas mudanças no SUS e pelo uso sistemático de evidências em relação à técnica e aos materiais odontológicos, e, ainda, o que tal transformação pode promover na conscientização sobre educação em saúde bucal, qualificação no cuidado e empoderamento por parte de profissionais de saúde e das famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Guterres Prestes, ESP/RS

Cirurgiã-Dentista Residente do Programa de Residência Integrada em Saúde: Atenção Básica em Saúde Coletiva, do Centro de Saúde Escola Murialdo, Escola de Saúde Pública/RS.

Aline Blaya Martins, UFRGS

Mestre em Saúde Bucal Coletiva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Doutora em Saúde Bucal Coletiva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS.

Matheus Neves, PUCRS

Especialista em Saúde Coletiva pela modalidade Residência Multiprofissional em Saúde, PUCRS. Mestre em Saúde Bucal Coletiva pela UFRGS. Doutorando em Saúde Bucal Coletiva pela UFRGS. Professor da Faculdade de Odontologia da PUCRS.

Rose Teresinha da Rocha Mayer, ESP/RS

Mestre em Psicologia Social e Institucional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Especialização em Saúde Pública. Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

10-12-2013

Como Citar

Prestes, A. C. G., Martins, A. B., Neves, M., & Mayer, R. T. da R. (2013). Saúde bucal materno-infantil: uma revisão integrativa. Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 18(1). https://doi.org/10.5335/rfo.v18i1.3252

Edição

Seção

Artigos