Análise da inclusão de disciplinas de Harmonização Orofacial na Estrutura Curricular de Cursos de Odontologia no Brasil

Autores

  • Vinicius Martins Bueno
  • Felipe Matoso
  • Camila Gonçalves Duarte Atitus Educação

DOI:

https://doi.org/10.5335/rfo.v29i1.15838

Palavras-chave:

odontologia, ensino superior, educacao baseada em problemas

Resumo

Objetivo: Examinar estruturas curriculares de cursos de Odontologia em Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil, focando na integração e oferta da disciplina de harmonização orofacial (HOF). Métodos: Analisamos matrizes curriculares disponíveis de todas as IES no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) em todas as regiões brasileiras. Foram avaliados a categoria administrativa das IES (pública ou privada), oferta de HOF, localização, perfil do componente curricular, formato de ensino, período de oferta e carga horária. Resultado: Desconsiderando instituições com múltiplas localidades no mesmo Estado, identificamos 455 cursos de graduação em Odontologia em todo o país. Quanto à inserção de HOF, 84 IES a têm como componente curricular, sendo 58,3% obrigatórias. A carga horária varia de 20 a 120 horas nas matrizes analisadas. Referente ao período ofertado, há variação do 1° ao 5° ano, sendo mais comumente ofertado a partir do 4° ano. Conclusão: Conclui-se que a oferta de HOF como componente curricular é presente em 18,46% das IES.

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Referências

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Publicado

18-06-2024

Como Citar

Martins Bueno, V. ., Matoso, F., & Gonçalves Duarte, C. (2024). Análise da inclusão de disciplinas de Harmonização Orofacial na Estrutura Curricular de Cursos de Odontologia no Brasil. Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 29(1). https://doi.org/10.5335/rfo.v29i1.15838

Edição

Seção

Investigação Científica