Percepção de graduandos em odontologia sobre as dificuldades relacionadas ao tratamento endodôntico.

Autores

  • Ana Luiza Guimarães Vieira
  • Bruno Bonacir Coelho Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Taynara Santos Goulart
  • Daniela de Rossi Figueiredo
  • Josiane de Almeida Cava da Silveira

DOI:

https://doi.org/10.5335/rfo.v29i1.15833

Palavras-chave:

Endodontia, Ensino, Odontologia, Graduação

Resumo

Objetivo: A Endodontia é uma das especialidades da Odontologia, cujo objetivo principal é preservar o dente, através da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças ou alterações da polpa dental e dos tecidos da periapicais. Tendo em vista as dificuldades relacionadas à execução do tratamento endodôntico, o objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos acadêmicos do curso de graduação em Odontologia da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL/PB) sobre seus conhecimentos e habilidades relacionados à Endodontia. Método: Foram convidados a participar da pesquisa todos os graduandos regularmente matriculados nos Estágios Supervisionados Clínicos (ESC) (I, II, III ou IV), nos quais a especialidade Endodontia é contemplada. Um questionário contendo dezessete questões binárias (sim/não) referentes ao tratamento endodôntico foi entregue aos participantes. Os resultados obtidos foram analisados estatisticamente, de forma descritiva e por meio de associação, pelo teste Qui-quadrado (α=5%). Resultado: Cinquenta e nove alunos participaram do estudo. Associação positiva foi evidenciada em relação à dificuldade para a realização do isolamento absoluto, radiografias, e acesso endodôntico, como também sobre o conhecimento sobre as medicações intracanal. Conclusão: de forma geral, pode-se concluir que os alunos das fases mais avançadas (ESC III e IV) do curso de graduação em Odontologia   da UNISUL/PB demonstraram maior conhecimento e habilidade relacionados à Endodontia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Rolland, S., R. Hobson, and S. Hanwell. "Clinical competency exercises: some student perceptions." European Journal of Dental Education 11.3 (2007): 184-191.

Lanning, Sharon K., Sonya L. Ranson, and Rita M. Willett. "Communication skills

instruction utilizing interdisciplinary peer teachers: program development and student

perceptions." Journal of Dental Education 72.2 (2008): 172-182.

Baaij, A., and A. R. Özok. "Method of teaching undergraduate students to perform root

canal treatment: It's influence on the quality of root fillings." European journal of dental

education 22.2 (2018): e221-e227.

Oliver R, Kersten H, Vinkka-Puhakka H et al. Curriculum structure: principles and

strategy. Eur J Dent Educ 2008; 12(Suppl 1): 74–84.

Uma formação completa, para todos os níveis da saúde bucal. UNISUL, 2020. Disponívelem:https://estude.unisul.br/cursos/odontologia/?place_id=58&shift=Noite&ingress=vestibular- agendado#

Tavares, Lorrane G., et al. "Undergraduate dentistry students’ perception of difficulties

regarding endodontic treatment." Australian Endodontic Journal 45.1 (2019): 98-105.

Bramante C. M. et. Al. Acidentes e complicações no tratamento endodêntico: soluções

clínicas. Santos, 2003.

Koli, Bhawna, et al. "Combination of Nonsurgical Endodontic and Vital Pulp Therapy for management of Mature Permanent Mandibular Molar Teeth with Symptomatic Irreversible Pulpitis and Apical Periodontitis." Journal of endodontics 47.3 (2021): 374-381

Siqueira Jr, José F. "Aetiology of root canal treatment failure: why well‐treated teeth can fail." International endodontic journal 34.1 (2001): 1-10.

AlRahabi, Mothanna K. "Predictors, prevention, and management of postoperative

pain associated with nonsurgical root canal treatment: A systematic review." Journal of

Taibah University Medical Sciences 12.5 (2017): 376.

Alam M. Banking model of education in teacher-centered class: a critical assessment.

Res Human Soc Sci 2013; 3: 27–31.

Jin J, Bridges S. Qualitative research in PBL in health sciences education: a review. Interdiscip J Prob-Based Learn 2016; 10: 147–74.

Almajed A, Skinner V, Peterson R, Winning T. Collaborative learning: students’

perspectives on how learning happens. Interdiscip J Prob-Based Learn 2016; 10(2): 87-102.

Henzi D, Davis E, Jasinevicius R, Hendricson W, Cintron L, Isaacs M. Appraisal of

the dental school learning environment: the students’ view. J Dent Educ 2005; 69: 1137.

Brand HS, Baart JA, Maas NE, Bachet I. Effect of a training model in local anesthesia teaching. J Dent Educ 2010; 74: 876–9.

Peker I, Alkurt MT. Evaluation of radiographic errors made by undergraduate dental

students in periapical radiography. N Y State Dent J 2009; 75: 45–8. 15.

Chandrasekaran B, Cugati N, Kumaresan R. Dental students’ perception and anxiety

levels during their first local anesthetic injection. Malays J Med Sci 2014; 21: 45–51. 16.

Seijo MO, Ferreira EF, Ribeiro Sobrinho AP, Paiva SM, Martins RC. Learning

experience in endodontics: Brazilian students’ perceptions. J Dent Educ 2013; 77: 648–55.

Mirza MB. Difficulties encountered during transition from preclinical to clinical endodontics among Salman bin Abdul Aziz University Dental Students. J Int Oral Health

; 7: 22–7.

Nash DA. Ethics, empathy, and the education of dentists. J Dent Educ 2010; 74: 56778.

Strobel J, Van Barneveld A. When is PBL more effective? A meta-synthesis of meta- analyses comparing PBL to conventional classrooms. Interdiscip J Prob-Based Learn 2009.

Downloads

Publicado

03-05-2024

Como Citar

Guimarães Vieira, A. L., Bonacir Coelho, B., Santos Goulart, T. ., de Rossi Figueiredo, D. ., & de Almeida Cava da Silveira , J. (2024). Percepção de graduandos em odontologia sobre as dificuldades relacionadas ao tratamento endodôntico. Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 29(1). https://doi.org/10.5335/rfo.v29i1.15833

Edição

Seção

Investigação Científica