Políticas editoriais

Avaliação anônima por pares
Os trabalhos enviados pelos autores são pré-avaliados pelos editores quanto à forma e à adequação às políticas editoriais da revista. Se recusados, os autores recebem notificação. Se aceitos, são encaminhados para avaliação de mérito junto ao corpo de pareceristas ad hoc, constituído de pesquisadores/doutores de diversas instituições do Brasil e do exterior.
 
A avaliação de mérito é registrada em formulário online, segundo os critérios de: presença dos elementos essenciais no resumo; consistência e coerência textual; contribuição do trabalho para a área da educação; pertinência e suficiência da argumentação; discussão dos resultados e conclusões; adequação da escrita à norma culta da língua portuguesa.
 
Cada trabalho é avaliado por dois pareceristas que permanecerão anônimos para os autores e estes para os pareceristas. Havendo divergência entre os pareceristas, um terceiro será consultado.
 
Os autores são notificados pelo sistema eletrônico da revista a respeito da aceitação, da recomendação de revisão ou da recusa de seu trabalho. Em caso de se aprovar com sugestões de ajustes ou em caso de recusa de um trabalho, encaminha-se ao autor uma síntese dos aspectos apontados pelos pareceristas.
Textos que necessitem de ajustes devem ser reencaminhados pelos autores no prazo máximo de dez dias. Os editores reservam-se o direito de recusar o texto, caso não atenda às solicitações feitas.
 
Uma vez aprovados, os textos devem passar por uma revisão profissional de linguagem, sob responsabilidade dos autores, que deverão poder comprovar sua realização, caso solicitado pela equipe editorial.
 
Direitos autorais
Autores que publicam na Revista Espaço Pedagógico concordam com os seguintes termos:
  1. Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos.
  2. O texto deve ser inédito, original e não estar sendo submetido à avaliação em outro periódico nacional ou estrangeiro.
  3. Como a revista é de acesso público, os artigos são de acesso gratuito.
  4. Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
 
Acesso e licença de uso
A Revista Espaço Pedagógico é uma publicação de acesso aberto, sob licença CC BY 4.0 (Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
 
Ética e integridade na pesquisa 
As práticas de respeito à conduta ética são observadas com cuidado pela Revista Espaço Pedagógico, que segue as recomendações do Comitê de Ética em Publicações (Committee on Publication Ethics - COPE).
 
Ao submeter sua produção à Revista Espaço Pedagógico, os autores assumem a responsabilidade pelo conteúdo apresentado, por não omitir quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e instituições que possam ter interesse na publicação do trabalho. Ainda, certificam que o manuscrito é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer trabalho com conteúdo substancialmente similar, de sua autoria, não foi enviado a outra revista e não o será, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Espaço Pedagógico.
 
O atendimento a essas exigências e condições será atentamente verificado pelos editores, valendo-se das ferramentas disponíveis pela revista, incluindo softwares de detecção de plágio e autoplágio (programas anti plágio). Caso haja falha no processo de detecção das más condutas e o artigo for publicado, o autor torna-se passível de sanções editoriais.
 
É necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos no âmbito da pesquisa científica. É preciso garantir o anonimato aos sujeitos de pesquisa e, se necessário, às instituições, exceto se houver permissão para a identificação. Nesses casos, a autorização ou restrição à identificação deve ser informada, em nota, no corpo do artigo. O mesmo princípio se aplica para a divulgação de imagens de pessoas e/ou de instituições.
 
Por fim, em nome da solidariedade requerida para avanço do conhecimento científico, os autores que publicam na Revista Espaço Pedagógico comprometem-se, caso solicitado e em acordo com sua expertise, em emitir parecer ad hoc para submissões futuras feitas a este periódico.