Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Anteriores
Histórico e escopo
Políticas editoriais
Submissões
Equipe editorial
Contato
Notícias
Buscar
Buscar
Atual
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 31 (2024): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA
v. 31 (2024): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA
Publicado:
16-02-2024
Dossiê - Decolonialidade das consciências e a educação
Paradoxos da Emancipação dos Oprimidos
Contribuições de Freire, Benincá e Memmi
Telmo Marcon, Elisa Mainardi
e16444
PDF
Contribuições do legado de Paulo Freire ao pensamento decolonial educacional e antirracista
Josiane Beloni de Paula, Elison Antonio Paim
e16348
PDF
A construção da educação decolonial em Moçambique à luz das pedagogias de libertação de Paulo Freire e Amílcar Cabral
Anfibio Zacarias Huo, João Clemente De Souza Neto
e16337
PDF
Formação e estágio supervisionado no magistério primário de Libolo-Angola
contribuições do pensamento de Paulo Freire
Manuel João António Alfredo, Mônica Souza Moreira, José Jackson Reis dos Santos, Sintia Maria Gomes Ferraz
e16397
PDF
Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência
Uma “troca de cartas” entre educadores
repensando o impacto das narrativas sobre a Educação Básica
José Janerson de Matos Moraes, Elen Cristina Werner Padilha, Vinicius Bertoncini Vicenzi
e16346
PDF
Sobre o escutar e algumas outras coisas perdidas
Renata Karla Magalhães Silva, Walter Omar Kohan
e15901
PDF
Docência como um processo autopoiético
deambulações escritas ao redor da formação docente
Tiago Almeida, Fabiana Fernandes Ribeiro Martins
e16388
PDF
A pesquisa como princípio educativo no exercício da docência
abordagem translacional
Fidelis Lima Leal, Hilda Mara Lopes Araujo
e16340
PDF
O professor amplo de Lawrence Stenhouse e o ato de pensar como finalidade consciente da ação educativa em John Dewey
princípios de uma docência investigativa
Miguel da Silva Rossetto
e16448
PDF
O impacto de Produções Acadêmicas na Prática Docente
perspectivas de professores da educação básica
Maria Alessandra Lima Moulin, Lívia Gonçalves de Oliveira, Edileuza Fernandes
e16293
PDF
A relação entre pesquisa e docência
possíveis alternativas ao produtivismo
Marcio Luis Marangon, Leandro Ferraz
e16353
PDF
Palavras inacabadas
o habitar entre a pesquisa e a docência
Betina Schuler, Elisandro Rodrigues
e16389
PDF
O trabalho na universidade e o bem comum
a mercantilização da pesquisa e a governança digital
Maximiliano Valerio Lopez
e16349
PDF
A formação do professor-pesquisador e os impactos no exercício da ação docente
Vinicius da Silva Freitas, Paula Paraguassú Brandão, Frank Cardoso, José Roberto Gonçalves de Abreu
e16104
PDF
Dossiê - Inovação, tecnologia e formação
Educação a Distância
apocalípticos e integrados
Braian Veloso
e15726
PDF
A tensão entre Currículo e Inovação Pedagógica
Jesus Maria Vaz Fernandes
e16258
PDF
Perspectivas neoliberais da cultura de consumo na aprendizagem mediada por robôs associada a STEAM
Ery Jardim, Idio Fridolino Altmann, Ingridi Vargas Bortolaso, Paulo Fossatti
e16352
PDF
Experiências formativas inovadoras na escola
limites e possibilidades
Cláudio Almir Dalbosco, Catia Piccolo V. Devechi, Luciana Maria Schmidt Rizzi, Gislene Garcia, Vera Dalbosco
e16359
PDF
XML
A educação no contexto das inovações digitais
José Pedro Boufleuer, Gian Eligio Soliman Ruschel, Sirlei Rigodanzo
e16405
PDF
XML
Inteligência Artificial no Currículo da Educação Básica
uma Abordagem Temática no Espaçotempo da Universidade
Maria Sheleide Alves de Oliveira Souza, Leonardo Zenha Cordeiro
e15727
PDF
Novidade sem o Novo
educação e inovação no neoliberalismo
Bruno Antonio Picoli, Samuel Mânica Radaelli
e16169
PDF
Práticas em Educação Infantil em Brasília
Tablets, Papel e Lápis ou Objetos cotidianos e Imaginação?
Francisco Rengifo-Herrera
e16373
PDF
Políticas públicas e possibilidades pedagógicas do cinema na escola como educação antirracista e indígena
José Alex Soares Santos, Fabio José Paz Da Rosa, Adriana Mabel Fresquet
e16345
PDF
Retorno ao necessário
a dimensão inovadora da práxis do diálogo para a formação humana
Enrique Sérgio Blanco
e16360
PDF
O desenvolvimento humano como fundamento da inovação
um debate em Amartya Sen
Mauricio João Farinon
e16434
PDF
Ensino de literatura e formação leitora com mídias digitais
propostas híbridas para aplicabilidade em sala através da literatura fantástica de Geraldo Maciel
Marina Macedo Santos Martins, José Edilson de Amorim
e16208
PDF
Inovação, educação e modo de vida sustentável
entre a hybris neoliberal e a sophrosine de outro imaginário possível
Ângelo Vitório Cenci, Andrei Luiz Lodéa
e16386
PDF
O popular como opção formativa
contribuições dos Estudos Culturais para a educação na era digital
Gilson Cruz Junior
e15758
PDF
Colaboração e Diálogo na Formação Interprofissional em Saúde
inovação hermenêutica
Renata Maraschin, Maria Fernanda Lago de Mello, Marcelo J. Doro
e16357
PDF
Artigos de fluxo contínuo
Autismo e subjetividade na construção de práticas pedagógicas inclusivas
Maria Angélica A. M. Pisetta, Angelina Gabrielle M. O. Pereira
e15268
PDF
Rastros do brincar nas tecnologias digitais como espaço potencial da amizade
linhas de fuga do dispositivo da redenção
Adilson Cristiano Habowski, Cleber Gibbon Ratto
e15554
PDF
Professores em início de carreira docente
contribuições de um acompanhamento durante um curso de formação
Letícia Costa de Macedo, Laura Noemi Chaluh, Gabriela Caritá , Carla Andréa Brande
e15777
PDF
Planejamento de ações e o uso de recursos no Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil
Diângela Cardoso Maciel, Munique Massaro
e15980
PDF
Aprendizagem baseada em projeto
moda e sustentabilidade
Tania Maria Costa, Thaissa Schneider
e16112
PDF
Atelier Pedagógico e Participação Infantil
um Estado da Arte
Anne Heracléia Brito e Silva, Jacqueline Silva da Silva
e14947
PDF
Avaliação em larga escala no Brasil
uma análise do Enem por meio da abordagem do ciclo de políticas
Rodrigo Marques, Ronildo Stieg, Jean Carlos Freitas Gama, Wagner dos Santos
e15304
PDF
O percurso formativo do professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos
Patrick da Silveira Gonçalves, Elisandro Schultz Wittizorecki
e15653
PDF
O Trabalho como Princípio Educativo no Estágio Curricular Obrigatório
reflexões sobre um Curso Técnico Integrado
Mariza Marchioro Turcato, Roberta Pasqualli
e15754
PDF
Reflexões sobre criança, infâncias e corpo
Diálogo com o processo educativo
Maicon William Paludo, Maiara Olkoski, Martin Kuhn
e16041
PDF
Sentir e pensar no ensino superior
autorregulação da emoção na aprendizagem acadêmica
Letícia Ribeiro Lyra, Adriana Salete Loss, Márcia Gorett Ribeiro Grossi
e15152
PDF
O ensino de Matemática em Salas de Recursos Multifuncionais sob a perspectiva da Aprendizagem Significativa
Josiane Cotrin Pierasso do Nascimento, Denis Rogério Sanches Alves, Raquel Angela Speck
e15454
PDF
Definições de exclusão digital na educação e estratégias de enfrentamento
uma revisão sistemática
Caroline Gomes Pirajá, Jaciara de Sá Carvalho, Roberto Cardoso Freire da Silva
e15684
PDF
Desafios para operar o ensino colaborativo no contexto educacional
Cíntia Bissacotti, Sílvia Maria de Oliveira Pavão
e15764
PDF
O Ensino Híbrido no Ensino de Ciências
uma revisão sistemática da literatura do cenário nacional
Fausto José de Araújo Muniz, Marcos Alexandre de Melo Barros, Gilvaneide Ferreira de Oliveira
e15948
pdf
Influência dos professores na seleção e inclusão dos conteúdos de ensino nas aulas de Educação Física Escolar em Moçambique
Timóteo Daca, Gustavo Sinezio Goulart, Bernardo Matsimbe, Armenio Matsolo, Pedro Pessula, Ricardo Drews
e16108
PDF
Do desenvolvimento do Conceito de Inteligência ao Conceito de Altas Habilidades/Superdotação
divergências entre perspectivas teóricas
Maria Lídia Sica Szymanski, Veronice Suriano Alves
e15284
PDF
Planos Municipais de Educação dos municípios do Alto Irani/SC
análise da gestão democrática
Ivonete Dalmédico Vanzela, Oto João Petry
e15589
PDF
A linguagem e a tensão entre o professor e o filósofo no pensamento de Nietzsche
Laurici Vagner Gomes
e15783
PDF
As implicações das ideias neoliberais presentes na reforma do Ensino Médio
Guilherme Araújo Soares, Ynara Silva Luniere Brito, Maria Ione Feitosa Dolzane
e15985
PDF
O uso do software Luz do Saber para a alfabetização de crianças com Deficiência Intelectual
Maria do Socorro Moraes Soares Rodrigues, Adriana Leite Limaverde Gomes
e14986
PDF
As práticas pedagógicas de professores da Educação Básica e suas contribuições na aprendizagem de estudantes surdos
Klayton Santana Porto, Luana Silva Santana
e15348
PDF
Entre lendas fluviais e urbanas
uma proposta com a Sequência Didática de Gêneros (SDG) no Ensino Fundamental - Anos Finais
José Pereira de Barros, Edna Silva Vasconcelos Marques, Geam Karlo-Gomes, Isaac Itamar de Melo Costa, Emmanuella Farias de Almeida Barros
e15657
PDF
Curso de extensão sobre pesquisa narrativa (auto) biográfica
possibilidades de pesquisa e de formação com professores
Caio Corrêa Derossi, Andrea Abreu Astigarraga
e15757
PDF
Uso de Aplicativos Móveis no Ensino de Língua Inglesa
Kedman Jesus Silva, Derli Juliano Neuenfeldt
e15911
PDF
Atividades escolares fora da sala de aula no Geoparque Quarta Colônia, RS, Brasil
implicações e interesses de docentes
Nícolas de Souza Brandão de Figueiredo, Rosemar de Fátima Vestena
e16048
PDF
O papel de narrativas fantasmáticas na avaliação educacional pernambucana:
da 'falta constitutiva' à transformação neoliberal
Divane Oliveira de Moura Silva, Kátia Silva Cunha
e15267
PDF
A importância do letramento visual e da acessibilidade linguística na educação inclusiva
Sandro Medeiros Portella, Luciana Da Silva Goudinho, Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto, Ruth Maria Mariani Braz
e15483
PDF
A participação guiada como um dispositivo de interação verbal na educação infantil
Adriana Bragagnolo
e15962
PDF
Crianças autistas, YouTube e fake news
Henrique de Lima Baena da Silva, Karina Marcon, Solange Cristina da Silva
e16110
PDF
A comemoração do dia do professor e os desafios à prática docente na voz dos professores em Moçambique
Leonel Elias Bene, Regina Magna Bonifácio de Araújo
e15287
PDF
O ensino superior para acesso à mobilidade social
a inserção profissional de alunos egressos da Baixada Fluminense
Ana Carolina De Gouvêa Dantas Motta, Marco Aurelio Carino Bouzada, Vilson Vieira De Paula
e15606
pdf
A literatura infantil no primeiro ano do Ensino Fundamental
uma possibilidade para a elaboração de conceitos matemáticos
Luany Renata Santos, Carolina José Maria, Solange Wagner Locatelli
e15742
PDF
O uso do livro didático na educação infantil
alguns apontamentos
Ana Paula Braz Maletta, Taís Aparecida de Moura
e15871
PDF
Uma educação para a democracia
a Literatura de Testemunho no ensino de História
Letícia Queiroz De Carvalho, Luiz de Souza Porto Coêlho
e16029
PDF
Construindo Caminhos
Educação Profissional e Tecnológica Emancipadora para a Comunidade Surda
Samara dos Santos, Jorge da Cunha Dutra
e16515
PDF
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB
entre a qualidade de ensino e a indução de resultados
Odete Mendes, Maria Edilene Ribeiro, Marcelo Barros Capela
e15056
PDF
A formação intercultural indígena do Agreste e Sertão alagoano
perspectivas do CLIND a partir do curso de Matemática
Allan Gomes dos Santos, José Adelson Lopes Peixoto, Luis Ortiz Jimênez, Rosa de Lima Medeiros Neta
e15436
PDF
Contribuições, percepções e práticas sobre tecnologias no ensino das ciências
uma revisão sistemática envolvendo a formação docente
Kaline Silva, Bruno Silva Leite
e15665
PDF
As representações do professor na educação bilíngue para surdos
uma análise discursiva de orientações do manual didático
Edcarlos Paz de Lucena, Joseilda Alves de Oliveira, Nara Karolina de Oliveira Silva, José Cezinaldo Rocha Bessa
e15938
PDF
Diálogo com educadores
Entrevista com António Nóvoa
o sentido da inovação educacional
Claudia Regina Gurgel de Vasconcelos Rincon, Catia Piccolo V. Devechi
e16368
PDF
Resenha
A fábrica de cretinos digitais
os perigos das telas para nossas crianças
Ana Luiza Fochesatto, Altair Alberto Fávero, Graziela Bergonsi Tussi
e15723
PDF
Explorando as fronteiras do conhecimento: interlocuções entre políticas públicas e processos pedagógicos
Rodrigo Pivetta Werlang, Lizete Camara Hubler
e15776
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Idioma
English
Português (Brasil)
Español (España)
Enviar Submissão
Enviar Submissão