Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Anteriores
Histórico e escopo
Políticas editoriais
Submissões
Equipe editorial
Contato
Notícias
Buscar
Buscar
Atual
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 30 (2023): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA
v. 30 (2023): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA
Publicado:
03-04-2023
Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas
Hegemonia que vem da fábrica
modelo de gestão da rotina do trabalho docente em Pernambuco
John Mateus Barbosa
e14960
PDF
Entrevista com Monica Ribeiro da Silva
a reforma do Ensino Médio no Brasil
Mônica Ribeiro da Silva, Altair Alberto Fávero, Éder da Silva Silveira
e14467
PDF
Implementação do Novo Ensino Médio no Estado do Acre: a Experiência das Escolas-Piloto
Adriana Martins de Oliveira, Monica Ribeiro da Silva
e14343
PDF
Novo Plano de Carreira docente
Precarização da Reforma do EM. O caso de São Paulo
Josilaine Gonçalves, Nora Krawczyk
e14463
PDF
Parcerias público-privadas e reforma do ensino médio em Alagoas
primeiras aproximações
Georgia Sobreira dos Santos Cêa
e14732
PDF
“Cenários” para a educação global
um projeto de futuro delineado no passado e afirmado no presente
Maria Helena Damião, Cátia Delgado
e14412
PDF
A liberdade de escolha no Novo Ensino Médio
a percepção de gestores escolares quanto à proposta de flexibilização curricular
Altair Alberto Fávero, Junior Bufon Centenaro, Antonio Pereira dos Santos
e14414
PDF
As concepções dos estudantes em relação ao protagonismo juvenil no Novo Ensino Médio
Carina Tonieto, Caroline Simon Bellenzier, Chaiane Bukowski
e14398
PDF
A educação física escolar na reforma do Ensino Médio
um problema de justiça curricular
João Luís Coletto da Silva, Eder da Silva Silveira
e14399
PDF
Projetos de vida e a fabricação de subjetividades monetizáveis
uma crítica curricular ao Novo Ensino Médio no Sul do Brasil
Roberto Rafael Dias da Silva, Renata Cecilia Estormovski
e14363
PDF
Novos/velhos sentidos para o Ensino Médio
necessidade, legitimidade e organização curricular na reforma de 2017
Philipe Braga André
e14374
PDF
A reconstituição do processo histórico do Novo Ensino Médio no estado do Rio de Janeiro
Bruno Gawryszewski, Natália Silva Pereira
e14355
PDF
Juventude e Projeto de Vida na Reforma do Ensino Médio
análise da política pública e perspectivas das pesquisas na área da Educação
Nádia Maciel Falcão, Rafaela Silva Marinho Caldas, Ellen Belmonte Barros
e14360
PDF
Analítica existencial e Projeto de Vida em Santa Catarina
Celso Kraemer, Fábio Richard Oechsler
e14326
PDF
Caminhos desencontrados e dilemas contraditórios
trincheiras que complexificam o debate sobre o Novo Ensino Médio
Lucimara Fiorese, Kári Lúcia Forneck
e14143
PDF
Políticas curriculares no novo Ensino Médio de Pernambucano
sentidos constituídos em disciplinas eletivas
Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, Almir Antonio Bezerra, Carla Patrícia Acioli Lins
e14352
PDF
A nova BNCC do Ensino Médio
uma revisão de trabalhos publicados no Portal de Periódicos Capes/MEC
Lana Cristina Barbosa de Melo, Maria Almerinda de Souza Matos, Nayara Ferreira Costa
e14324
PDF
"O futuro já começou"
a constituição do empreendedor de si em coleções didáticas do Projeto de Vida, do Novo Ensino Médio
Francisco Vieira da Silva, Patrícia Diógenes de Melo Brunet, Thâmara Soares de Moura
e14253
PDF
O Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e a formação humana integral
Luciana Dominici Sampaio, Liliane Barbosa Amorim
e14341
PDF
Ensino Médio Integrado como alternativa contra-hegemônica às políticas educacionais neoliberais
Maria Raquel Caetano, Nei Fonseca, Lais Basso
e14244
PDF
Trabalho e Projeto de Vida no Novo Ensino Médio em Mato Grosso do Sul
discursos e modos de subjetivação juvenil
Wesley Fernando de Andrade Hilário, Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani
e14378
PDF
A Reforma do Ensino Médio e a relação capital-educação
Antonio Carlos Souza, Rafael Barros
e14342
PDF
Lei nº 13.415/2017 e as compreensões dos professores do ensino médio
Lia Machado Fiuza Fialho, Francisca Genifer Andrade de Sousa
e14281
PDF
Dossiê - Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem
Alguns exemplos de exercícios metacognitivos que promovem o desenvolvimento conceitual em Matemática
Humberto José Bortolossi, Lhaylla Lhaylla Dos Santos Crissaff, Wanderley Moura Rezende
e14943
PDF
A Metacognição e o Pensamento Computacional na Perspectiva Histórico-Cultural de Vygotsky
Denilson Rodrigues da SIlva, Fabiana Diniz Kurtz, Maria Cristina Pansera de Araújo
e15264
PDF
Manifestações Metacognitivas: Um Estudo com Estudantes de Licenciatura em Química
Isadora Polvani Barbosa, Fabiele Cristiane Dias Broietti, Bruna Adriane Fary
e15204
PDF
O feedback apoiado pelas tecnologias digitais como estratégia metacognitiva no ensino de ciências
um estudo exploratório
Marly Stephany Magalhães Machado, Maria das Graças Cleophas
e14910
PDF
Ensino, Aprendizagem e Cognição em Trabalhos do Ensino de Ciências
Viviane Terezinha Koga, Ademir José Rosso
e14778
PDF
Avaliação das capacidades metacognitivas no ensino de química analítica
Bruna Marine Damm, Rafael de Queiroz Ferreira, Paulo Rogerio Garcez de Moura
e14919
PDF
Podem as práticas epistêmicas contribuir para o desenvolvimento de competências metacognitivas?
Ana Rita Mota, Fernando Silva, Lúcia Helena Sasseron
e14897
PDF
A metacognição como metodologia de pesquisa na formação de estudantes e profissionais da educação
Evelise Maria Labatut Portilho, Claudia Sebastiana Rosa da Silva, Giovani de Paula Batista
e14912
PDF
Entrevista com José Otero
a experiência de três décadas de pesquisa em metacognição
Cleci Teresinha Werner da Rosa
e15120
PDF
O funcionamento metacognitivo docente na adequação de estratégias pedagógicas do modelo presencial para o remoto
Sylvia De Chiaro, Kátia Calligaris Rodrigues, Valter César Montanher, Paula Eduarda Nunes da Silva
e14823
PDF
O planejamento como estratégia metacognitiva em atividades de modelagem matemática
Lourdes Maria Werle de Almeida, Élida Maiara Velozo de Castro
e14922
PDF
Revisão Bibliográfica acerca do Transtorno do Espectro Autista em uma perspectiva Metacognitiva
implicações para o processo de ensino e aprendizagem
Silvio Luiz Rutz da Silva, Renato Marcondes, Sani de Carvalho Rutz da Silva
e14906
PDF
Proposta de instrumento e análise de ensino de biologia com ativação do pensamento metacognitivo
Erisnaldo Francisco Reis, Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
e14406
PDF
Metacognición social en las clases de biología
Gastón Pérez
e14385
PDF
Analisando o uso de estratégias metacognitivas em alunos com TEA:
um estudo exploratório
Rochelle da Silva Batista, Jesus Cardoso Brabo
e14697
PDF
Os estudos de John Dewey e o construto da metacognição
revisitando estudos e tecendo aproximações
Camila Boszko, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Gabriela Carolina Cattani Delord
e14767
PDF
A metacognição no processo de formação de professores de Ciências/Química: um olhar para o ensino híbrido
Mônica Pereira Alves, Welington Francisco
e14749
PDF
Metacognição em simulação clínica
auxiliando o estudante a aprender a aprender
Thais Lazaroto Roberto Cordeiro, Luciana Rocha dos Santos, Mauricio Abreu Pinto Peixoto
e14805
PDF
Metacognição no ensino de ciências e na formação do enfermeiro
revisão de estudos
Fernanda Zerbinato Bispo Velasco, Katy Conceição Cataldo Muniz Domingues
e14816
PDF
Desenvolvendo o pensamento metacognitivo no ensino de Filosofia
Camila Ribeiro Menotti, Marli Teresinha Quartieri
e14821
PDF
Mobilização de saberes e da metacognição por professores da Educação Infantil no Ensino de Ciências
Adriana Bigido Rocha, Solange Wagner Locatelli
e14809
PDF
Atividades experimentais e simulações computacionais e o pensamento metacognitivo como recursos para o ensino de Física
Andréia Spessatto De Maman, Italo Gabriel Neide
e14819
PDF
Motivação e Metacognição:
um estudo de caso em uma disciplina do tipo aprenda a aprender
Luciana Lima de Albuquerque da Veiga, Marcia Regina de Assis
e14814
PDF
Indícios de aprendizagens metacognitivas em uma disciplina de pós-graduação
Nancy Nazareth Gatzke Corrêa, Caio Juvanelli, Hemilyn da Silva Meneguete
e14807
PDF
Dossiê - Psicanálise, educação, subjetividade e ética em tempos neoliberais
Psicanálise, educação, subjetividade e ética em tempos neoliberais
Apresentação
Vânia Lisa Fischer Cossetin, Francisco Carlos dos Santos Filho
e15545
PDF
Freud e a Educação
história, caminhos, perspectivas
Francisco Carlos dos Santos Filho
e15187
PDF
Por que brincar?
A condição infantil em Freud e a formação do "eu"
Luciana O. Cezar, Claudio Almir Dalbosco, Francisco Carlos dos Santos Filho
e15391
PDF
Psicanálise e educação infantil
operadores de leitura da constituição subjetiva
Cristine Lacet, Maria Cristina Machado Kupfer
e15237
PDF
A (im)possibilidade da educação
como a escola responde ao mal-estar da infância?
Lilian Cristine Ribeiro Nascimento, Francisca Paula Toledo Monteiro
e15146
PDF
Autoridade e discurso pedagógico contemporâneo
apontamentos a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira
Lia Silva Fonteles Serra
e15341
PDF
Avaliação psicológica da criança em tempos de neurocultura e neoliberalismo
sua repercussão na escola
Fabíola Giacomini, Francisco Carlos dos Santos Filho, Ângelo Vitorio Cenci
e15461
PDF
A importância da escuta do sofrimento na formação e nas práticas de cuidado em saúde
Maria Lívia Tourinho Moretto
e15531
PDF
Freud e Adorno
Reflexões sobre Teoria Crítica, Educação e Psicanálise
Francisco Fianco
e15428
PDF
A dignidade do fracasso
um lugar para o sujeito na sociedade neoliberal
Vânia Lisa Fischer Cossetin, Carolina Baldissera Gross
e15479
PDF
Artigos de fluxo contínuo
Impacto do isolamento social no trabalho docente no contexto da COVID-19
Elen Villegas Campos; Alexandra Maria Almeida Carvalho
e14770
PDF
Promoção da Alimentação Adequada e Saudável no Programa Saúde na Escola pelo olhar dos trabalhadores
Marcia Cristina Dalla Costa, Rosa Maria Rodrigues, Claudia Silveira Viera
e14851
PDF
Formação Emergencial de Professores
o Parfor na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Afonso Rangel Luz, Leila Pio Mororó
e14915
PDF
Discussões sobre necropolítica educacional de travestis-transexuais-transgêneros em Mato Grosso do Sul
Fernando Guimarães Oliveira da Silva
e15191
PDF
Ser e fazer-se professor
reflexões sobre a noção de anterioridade pedagógica
Jenerton Arlan Schütz
e14409
PDF
Como os professores aprendem via aprendizagem colaborativa?
Thaysa Diovanna Bortoncello, Graziela Escandiel de Lima, Doris Pires Vargas Bolzan
e14826
PDF
Gestão Democrática e Conselho de Classe no Instituto Federal Catarinense
características e possibilidades
Andréia Matilde Bottamedi Bambinetti, Simão Alberto
e14868
PDF
Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
o que dizem as crianças?
Amanda Bezerra Menezes, Maria Cristina Leandro de Paiva
e14908
PDF
Dispositivos de poder no conviver
outro olhar para pressupostos na avaliação educacional
Michele Luciane Blind de Morais, Roque Strieder
e15053
PDF
O percurso do uso do Lúdico na Educação Formal ao longo da história
Mariane Grando Ferreira, Dulce Maria Strieder
e14301
PDF
A delimitação das categorias teóricas na pesquisa sobre políticas públicas de educação
Alcivam Paulo de Oliveira
e14854
PDF
Metodologias ativas no ensino-aprendizagem da composição plástico-formal e estética do edifício: reflexões a partir do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó
Ana Laura Vianna Villela, Paula Batistello
e14209
PDF
Emoções e práticas na docência inclusiva
vivências em escolas públicas brasileiras
Paula Maria Ferreira de Faria, Ana Carolina Lopes Venâncio, Denise de Camargo
e14738
PDF
Base Nacional Comum Curricular
uma perspectiva perante a Aprendizagem Significativa e Múltiplas Representações no ensino da Matemática
Ana Lara de Goes, Dieicon Cristhian da Silva, Daniel Trevisan Sanzovo, Lucken Bueno Lucas
e14832
PDF
Práticas Interdisciplinares em Sala de Aula
conexões entre formação inicial e docência na escola
Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, Andréia Dalcin
e14962
PDF
Conselhos de Classe Participativos e as Contribuições da Orientação Educacional
Paola Cazzanelli, Helena Venites Sardagna
e14849
PDF
Análise sobre os avanços e desafios da Educação do Campo
Eliane Aparecida Piza Candido, Vitor Machado
e14791
PDF
Conceitualização do Conteúdo de Matemática de Funções
entendimentos de licenciandos
Ramone Tramontini, Cátia Maria Nehring
e14866
PDF
A universidade comunitária em sua dimensão formativa
desafios diante do cenário de crise
José Pedro Boufleuer
e15300
PDF
Influências do contexto educativo brasileiro na identidade linguística de alunos imigrantes haitianos
Leandra Ines Seganfredo Santos, Karina Merlino Ávila
e14837
PDF
Interação Universidade-Escola
registros em portfólio coletivo do PIBID/Matemática
Liliane Silva Antiqueira, Elaine Corrêa Pereira, Maria do Carmo Galiazzi, Celiane Costa Machado
e14978
PDF
Pibid
uma avaliação do seu papel na formação para a docência
Carlos Alberto Vasconcelos, Erinaldo Ferreira Carmo
e9112
PDF
Reinterpretação do pensamento educativo
dialogando com Paulo Freire
Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Emilia Maria da Trindade Prestes, Cláudia Suely Ferreira Gomes
e10858
PDF
Transição ensino médio - educação superior
um comparativo das expectativas de estudantes do ensino regular e da educação de jovens e adultos
Chaiane de Medeiros Rosa, Patrícia Rodrigues Luiz Peixoto
e9126
PDF
Aspectos do trabalho pedagógico escolar
relações entre equipe de gestão, professores e trabalho coletivo
Marieta Gouvêa de Oliveira Penna
e8991
PDF
Autoestudo de Inglês no Ensino Médio
protótipo de ensino para inclusão de alunos afastados das aulas
Samantha Gonçalves Mancini Ramos, Michelli de Assis Ribeiro
e14144
PDF
UNESCO e Educação de Jovens e Adultos frente a crise capitalista
Rubens Luiz Rodrigues
e13914
PDF
Metodologias ativas
estratégias que favorecem o processo de ensino aprendizagem no curso técnico de enfermagem
Rosane Teresinha Fontana, Daiana Reuse, João Carlos Krause
e14260
PDF
Formação para a docência na Educação Infantil
configuração curricular de um Curso de Pedagogia
Márcia Buss-Simão, Karine Madalena Martins
e9061
PDF
Estudos de revisão em Educação: Estado da Arte e Revisão Sistemática
Fabielle Rocha Cruz, Jacques de Lima Ferreira
e11512
PDF
Desafios do ensino remoto na docência universitária
experiências e narrativas de professores da pós-graduação
Fabrício Oliveira da Silva, Yarelis Karina Araque Vergara
e12402
PDF
A construção de categorias analíticas na pesquisa sobre perfil conceitual de formação contínua de professores
Bruno Augusto Teilor, Tania Teresinha Bruns Zimer
e14321
PDF
Metamorfoses formativas em contextos de pandemia
Elaine Conte, Catia Piccolo Viero Devechi, Aline Maria de Oliveira Weber Moraes, Carla Dias da Silveira
e14681
PDF
Educação sexual no ensino de Biologia
uma análise do livro didático
Gimena Andressa Venturini Simon, Antonio Fernando Gouvêa da Silva
e13898
PDF
Resenha
Resenha: Formação humana e sociedade digital
elementos da relação entre educação e condição humana na atualidade
Alex Sander da Silva, Gustavo Rodrigues Jordão
e14746
PDF
Resenha: A Reforma do Ensino Médio em São Paulo
a continuidade do projeto neoliberal
Marcio Giusti Trevisol, Ana Léia Particheli
e14408
PDF
Resenha: A vez e a voz das crianças
escutas antropológicas e poéticas das infâncias
Eunice Andrade de Oliveira Menezes
e14453
PDF
Resenha: Reflexões sobre a construção do termo metacognição
esboçando uma taxonomia
Camila Boszko
e14846
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Idioma
English
Português (Brasil)
Español (España)
Enviar Submissão
Enviar Submissão