Informações para Leitores

Revista Espaço Pedagógico foi criada em 1994, com periodicidade anual até 1998, passando a ser semestral no ano de 1999. Em 2009, recebe versão online, mantendo ainda a edição impressa até 2016. Em 2017, a revista assume a periodicidade quadrimestral, com publicação nos meses de janeiro, maio e setembro. A partir de 2023, passa a ter publicação contínua em volume único anual. A cada edição são publicados artigos de demanda contínua e de dossiês, bem como entrevistas e resenhas, que tratam dos mais diversos temas e problemas afetos à educação.
 
A edição da Revista Espaço Pedagógico é de responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Passo Fundo/RS (UPF/RS), tendo como propósito a publicação de trabalhos originais e inéditos em português, espanhol, inglês, italiano, alemão e francês, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre experiências pedagógicas, entrevistas com educadores, traduções e resenhas críticas de obras que abordem temas relevantes na área da educação. Seu público alvo é constituído por pesquisadores, educadores, professores, alunos de graduação, pós-graduação e grupos de pesquisas que estudam e subsidiam teórico-metodologicamente ações educativas em diversos tempos e espaços. 
 
Seções que compõe os volumes do periódico:
 
1) Dossiês: artigos e ensaios ligados a uma temática, definidos e anunciados previamente. 
2) Fluxo contínuo: artigos e ensaios contemplando temas e discussões variadas do campo educacional, de demanda livre.
3) Diálogo com Educadores: seção que procura a cada edição estabelecer diálogo com educadores brasileiros ou estrangeiros, de reconhecida produção científica na área da educação ou áreas afins.
4) Resenha: constitui a seção final da revista e objetiva destacar obras de relevância no cenário acadêmico nacional e internacional, publicadas nos últimos três anos.
 
Revista Espaço Pedagógico proporciona acesso público (Open Access) a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que a gratuidade do acesso à produção científica favorece o intercâmbio global de conhecimentos.
 
No Qualis Periódicos Capes (2017-2020) a Revista Espaço Pedagógico (ISSN on-line 2338 0302) foi classificada como A3.