Diretrizes para autores
A Revista Espaço Pedagógico publica trabalhos originais e inéditos em português, espanhol, inglês, italiano, alemão e francês, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre experiências pedagógicas, entrevistas com educadores, traduções e resenhas críticas de obras na área da educação ou afins.
É permitido o número máximo de três autores em cada texto. Pelo menos um autor deve ter Doutorado. A titulação mínima para os demais autores é de Mestre, ficando a critério da revista avaliar envios de textos com mestrandos.
Cada autor só poderá ter uma matéria em tramitação, entre o início da submissão e a publicação final. Será observado um intervalo de dois anos entre a publicação de textos escritos pelo mesmo autor e o início de um novo processo de submissão.
Os originais devem ser submetidos no sistema da revista (http://www.upf.br/seer/index.php/rep/about/submissions).
O nome dos autores não deve constar no corpo do texto. Devem ser eliminados quaisquer trechos que prejudiquem a garantia de anonimato e traços de identificação da origem nas propriedades do documento.
Os dados de identificação dos autores devem ser registrados diretamente nos campos apropriados da página de cadastramento do usuário (página de cadastro do usuário). Também neste campo, é obrigatório inserir o número do ORCID.
O tempo estimado para avaliação é de 12 meses. O tempo estimado para publicação é de 18 meses. A taxa de rejeição de submissões no ano de 2018 foi de 42%. Para conferir o formulário-modelo de avaliação adotado, acesse este link.
Apresentação do texto
Para efeito de padronização gráfica, os trabalhos deverão seguir, rigorosamente, as normas abaixo especificadas, sob o risco de não serem aceitos, independentemente da adequação do conteúdo.
- Os textos devem ser digitados em editor Word for Windows, em fonte Times New Roman, tamanho 12; com parágrafos justificados, margens uniformizadas em 2,5 cm e espaçamento entrelinhas de 1,5.
- Artigo: manuscrito inédito resultante de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre experiências pedagógicas. Os textos devem ser apresentados em folha A4, conter entre 15 e 25 laudas, incluindo referências, notas, figuras, quadros, tabelas e demais recursos visuais; título com até 15 palavras nos idiomas português, espanhol e inglês; Resumo entre 150 e 200 palavras nos idiomas português, espanhol e inglês; de 3 a 5 palavras-chave nos idiomas português, espanhol e inglês. As notas de rodapé, reduzidas ao mínimo necessário, devem ser de natureza explicativa e não bibliográfica. O resumo deverá ser redigido em parágrafo único, frases concisas (não em tópicos), com verbos na voz ativa e na terceira pessoa do singular; as palavras-chave devem aparecer logo abaixo do resumo, separadas por ponto.
- Diálogo com educadores: entrevista com pesquisadores/educadores brasileiros ou estrangeiros, de reconhecida produção científica na área da educação ou áreas afins. Não deve ultrapassar 20 laudas.
- Resenha: leitura crítica de obras de relevância no cenário acadêmico nacional e internacional, na área da educação ou afins, publicadas nos últimos três anos. Quanto às normas, devem-se considerar os seguintes aspectos: redação em português, espanhol e inglês; extensão de 3 a 5 laudas; citações e referências bibliográficas atendendo às mesmas normas dos artigos. A resenha deve ser inédita e conter a identificação completa da obra.
- Ilustrações, tabelas e outros recursos visuais: deverão ter identificação completa (títulos - espaçamento simples, fonte 12, alinhamento justificado; legendas e fontes - espaçamento simples, fonte 10, alinhamento justificado) e ser numeradas consecutivamente, inseridas o mais próximo possível da menção no texto. Por se tratar de publicação em preto e branco, recomenda-se, na elaboração de gráficos, uso de texturas no lugar de cores. Em caso de fotos ou ilustrações mais elaboradas, deverá ser enviado arquivo anexo com os originais. Tabelas e quadros deverão estar no formato de texto, não como figura. Imagens e/ou ilustrações deverão ser enviadas como “Documentos suplementares” em arquivo à parte, no formato JPG ou TIF, em alta resolução (no mínimo 300dpi). O autor é responsável pela autorização de publicação da imagem, bem como pelas referências correspondentes.
- Símbolos: todos os símbolos deverão ser definidos no texto. Cada símbolo de medida deverá mencionar as unidades entre parênteses. Os grupos sem dimensão e os coeficientes deverão ser assim definidos e indicados.
- Unidades e expressões matemáticas: as unidades de medição e abreviaturas deverão seguir o Sistema Internacional. Outras unidades poderão ser indicadas como informação complementar. As expressões matemáticas deverão ser evitadas ao longo do texto, como parte de uma sentença, orientando-se digitá-las em linhas separadas. As expressões matemáticas deverão ser identificadas em sequência e referidas no texto como Eq. (1), Equação (2) etc.
- Siglas: na primeira vez em que forem mencionadas, devem, antes de constar entre parênteses, ser escritas por extenso, conforme exemplo: Universidade de Passo Fundo (UPF).
- Notas: deverão ser utilizadas apenas as de caráter explicativo e/ou aditivo. Não serão aceitas notas de rodapé (converter em notas de fim).
- Destaques: deverá ser usado itálico para palavras estrangeiras com emprego não convencional, neologismos e títulos de obras/periódicos.
- Citações: deverão obedecer à forma (SOBRENOME DO AUTOR, ANO) ou (SOBRENOME DO AUTOR, ANO, p. xx). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data (SOBRENOME DO AUTOR, ANOa, p. xx) e (SOBRENOME DO AUTOR, ANOb). As citações com mais de três linhas devem constar sempre em novo parágrafo, em corpo 10, sem aspas, com espaçamento entrelinhas simples e recuo de 4 cm na margem esquerda. Deverá ser adotado uso de aspas duplas para citações diretas no corpo de texto (trechos com até três linhas). No caso de mais de três autores, indicar sobrenome do primeiro seguido da expressão latina et al. (sem itálico). A referência reduzida deverá ser incluída após a citação, e não ao lado do nome do autor, conforme exemplo: De acordo com Freire, “[...] o educador problematizador (re)faz, constantemente, seu ato cognoscente, na cognoscitividade dos educandos” (1987, p. 69).
- Referências: deverão constar, exclusivamente, os textos citados, em ordem alfabética pelo nome do autor, seguindo as normas da ABNT. Deverá ser adotado o mesmo padrão em todas as referências: logo após o sobrenome, que será grafado em caixa alta, apresentar o nome completo ou apenas as iniciais, sem misturar os dois tipos de registro (FREIRE, Paulo ou FREIRE, P.).
Exemplos de referências mais recorrentes:
Livros: SOBRENOME, Nome. Título do livro: subtítulo. Número de edição. Cidade: Editora, ano.
Capítulos de Livros: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (Org.). Título do livro: subtítulo. Número de edição. Cidade: Editora, ano. p. xx-yy. (página inicial – final do capítulo).
Artigos em periódicos: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do Periódico, Cidade, v. ___ e/ou ano (ex.: ano 1), n. ___, p. xx-yy (página inicial – final do artigo), mês abreviado. ano.
Textos de publicações em eventos: SOBRENOME, Nome. Título. In: NOME DO EVENTO, número da edição do evento em arábico, ano em que o evento ocorreu, cidade de realização do evento. Tipo de publicação (anais, resumos, relatórios). Cidade: Editora, ano. p. xx-yy (página inicial final do trabalho).
Dissertações/Teses: SOBRENOME, Nome. Título da D/T: subtítulo. Ano. Número de folhas. Dissertação/Tese (Mestrado em... /Doutorado em...) – Nome do Programa de Pós-Graduação ou Faculdade, Nome da IES, Cidade, Ano.
Sites: AUTOR(ES). Título (da página, do programa, do serviço, etc.). Versão (se houver). Descrição física do meio. Disponível em: <http://...>. Acesso em: dd(dia). mês abreviado. aaaa(ano).