Resolução de algoritmos e de problemas de adição e subtração: uma análise de estratégias utilizadas por estudantes com diagnóstico ou prognóstico de discalculia
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v28i1.9813Palavras-chave:
Algoritmos; Discalculia; Resolução de ProblemasResumo
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de Mestrado desenvolvida com cinco estudantes que apresentam o diagnóstico ou prognóstico de Discalculia do Desenvolvimento. O objetivo é analisar as estratégias utilizadas pelos participantes para resolver problemas convencionais, comparando-as com as utilizadas para resolver algoritmos. Para tanto os participantes realizaram testes padronizados, dos quais foram selecionados, para este estudo os resultados dos algoritmos e problemas de adição e subtração. Para análise dos dados coletados optou-se pela Análise Textual Discursiva. Evidencia que para resolução de algoritmos as únicas estratégias utilizadas são o cálculo mental e o uso dos dedos. Em relação à resolução de problemas convencionais do tipo padrão, a estratégia mais utilizada foi o uso de algoritmos, e em seguida, novamente o cálculo mental e o uso dos dedos. Mostra que os estudantes, embora possuam diagnóstico ou prognóstico de Discalculia Operacional apresente um número maior de erros na execução dos algoritmos de subtração. Contudo, o desempenho na resolução de problemas é satisfatório, apontando que a compreensão do conceito de adição e subtração, portanto a Discalculia Ideognóstica, não está vinculada ao treinamento do algoritmo.Downloads
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Publicado
16-09-2021
Como Citar
MACHADO DE LARA, I. C.; CARDOSO, J. R. B. Resolução de algoritmos e de problemas de adição e subtração: uma análise de estratégias utilizadas por estudantes com diagnóstico ou prognóstico de discalculia. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 380-402, 2021. DOI: 10.5335/rep.v28i1.9813. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/9813. Acesso em: 15 jun. 2025.
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Artigos
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