Justiça social, democracia e educação: a vigência de velhos legados e desafios presentes
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v26i3.9445Palavras-chave:
Democracia, Educação, Justiça socialResumo
O texto recupera projetos políticos e pedagógicos dos principais autores da modernidade a respeito das relações entre justiça social, democracia e educação, destacando a vigência que mantêm na atualidade. Além deconsiderar Comênio (1986) um antecedente importante para uma educação básica comum e igualitária, nesta perspectiva, analisam-se princípios pedagógicos do autor para, em seguida, abordar legados de Rousseau (1988, 2017) e Condorcet (1997, 2008) em tais interrelações; assim como o legado de Comte, quanto ao desenvolvimento de uma religiosidade cívica, além de alguns aportes de Durkheim (2003). Após reconhecer a vigência desses legados, colocam-se alguns novos desafios que afrontam a educação em nosso tempo a respeito da justiça social, da democracia e da educação.Downloads
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Publicado
03-09-2019
Como Citar
GENEYRO, J. C. Justiça social, democracia e educação: a vigência de velhos legados e desafios presentes. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 26, n. 3, p. 624-641, 2019. DOI: 10.5335/rep.v26i3.9445. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/9445. Acesso em: 8 fev. 2025.
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Artigos
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