Educação, justiça social e direitos humanos: desafios da educação escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v26i3.9442

Palavras-chave:

Direitos humanos, Educação, Escola, Justiça social

Resumo

A educação tem sido desafiada a promover a justiça social e a cidadania, o que requer, não somente o domínio de conceitos ou de técnicas pedagógicas, mas um repertório de saberes que nos permita desenvolver uma educação justa e uma prática relacional de reconhecimento mútuo. O questionamento orientador deste texto é o de explicitar a necessidade da educação em direitos humanos como exigência imprescindível para a realização da justiça social. Trata-se de compreender, especialmente, a realidade de injustiça e de violação de direitos fundamentais promovidas pela sociedade e pela própria escola. Sustentado em Rawls, Nussbaum, Cortina e em alguns documentos relacionados aos direitos humanos e à educação em direitos humanos, o texto propõe como tarefa fundamental da educação escolar o desenvolvimento de práticas de compreensão e realização dos direitos humanos como condição para obtenção da justiça e da paz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eldon Henrique Muhl, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio pós-doutoral no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. Brasil.

Elisa Mainardi, Faculdade de Educação-Universidade de Passo Fundo

Licenciada em Pedagogia, Mestre em Educaçao e Doutora em Ensino de Ciências. Professora da Faculdadde de Educação da Universidade de Passo Fundo. 

Downloads

Publicado

04-09-2019

Como Citar

MUHL, E. H.; MAINARDI, E. Educação, justiça social e direitos humanos: desafios da educação escolar. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 26, n. 3, p. 738-757, 2019. DOI: 10.5335/rep.v26i3.9442. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/9442. Acesso em: 17 jun. 2024.