Programação de computadores como uma alternativa ao modelo metodológico padrão da apropriação da informática em processos educativos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v26i2.9413Palavras-chave:
Ensino da computação, Informática em educação, Tecnologia educacionalResumo
Devido ao crescente uso dos mais diversos aparatos tecnológicos na sociedade atual e às possibilidades que estes podem trazer para a educação, este artigo traz uma reflexão acerca dos desdobramentos da informática no contexto da educação brasileira e, mais especificamente, sobre como criar condições para que o conhecimento possa ser construído pelas crianças por meio da programação de computadores. Esta pesquisa apresenta um referencial teórico sobre o construcionismo, que busca possibilitar ao estudante desenvolver meios de aprendizagem que valorizem a sua construção mental, libertando seu pensamento criativo apoiado em suas próprias percepções de mundo, que, em última análise, pode servir a qualquer situação de aprendizagem futura. Por fim, apresenta alguns resultados de desdobramentos do ato de programar por alunos da educação básica.Downloads
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Publicado
10-05-2019
Como Citar
TRENTIN, M. A. S.; SHITSUKA, R.; TEIXEIRA, A. C. Programação de computadores como uma alternativa ao modelo metodológico padrão da apropriação da informática em processos educativos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 395-409, 2019. DOI: 10.5335/rep.v26i2.9413. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/9413. Acesso em: 19 jul. 2025.
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