Educação Ambiental e Justiça Social: reflexões em tempos de solidão democrática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v26i3.9325

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Cidadania. Justiça Social

Resumo

O presente texto busca refletir, criticamente, a partir da Educação Ambiental Crítica, acerca da concepção de Justiça Social. Para tanto, propõe-se trazer ao debate uma perspectiva histórico-política da democracia e da cidadania no cenário brasileiro, como possibilidades não apenas de compreensão do atual cenário posto, como também de uma releitura das relações socioambientais, que definem a realidade contemporânea. Este diálogo tem como base a concepção hermenêutica de Gadamer, enquanto um processo universal do compreender que problematiza o ‘não-dito’, oferecendo uma perspectiva de abertura, para que possamos pensar sobre nós mesmos e sobre qual é o nosso lugar no mundo. Espera-se, ao final, ter promovido um repensar crítico e dialógico acerca da realidade, para que se possa agir em busca de uma justiça social ainda tão negada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilmar Alves Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenador e pesquisador no Programade Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, nível 2. Brasil.

Simone Grohs Freire, Universidade Federal do Rio Grande. Brasil.

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande. Professora da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande. Brasil.

Downloads

Publicado

04-09-2019

Como Citar

PEREIRA, V. A.; FREIRE, S. G. Educação Ambiental e Justiça Social: reflexões em tempos de solidão democrática. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 26, n. 3, p. 701-718, 2019. DOI: 10.5335/rep.v26i3.9325. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/9325. Acesso em: 23 jun. 2025.