Educação e Justiça Social na Contemporaneidade: repensando o sentido da docência no âmbito escolar
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v26i3.9324Palavras-chave:
Docência, Educação, Modernidade, Pós-ModernidadeResumo
O estudo tematiza novos horizontes para pensar a educação na contemporaneidade a partir dos marcos referenciais modernos e pós-modernos implicados na ideia de justiça social, procurando desdobrar implicações para pensar o sentido da docência no âmbito escolar. O estudo ampara-se na defesa de um pensamento complexo, capaz de permitir a emergência de novas formas de sensibilidade e racionalidade para com a questão educacional, o que pode significar um dimensionamento amplo para a ideia de justiça social, bem como de espectro acerca do que constitui a atividade docente. O repensar da docência no âmbito escolar envolve a compreensão acerca de seu caráter dinâmico, contraditório e complexo, o que significa assinalar seu envolvimento com os problemas do mundo social e histórico e suas relações com o universo das ciências, das subjetividades e, do mundo do trabalho. Os sentidos implicados na ideia de justiça social desafiam aos educadores a não apenas compreender o curso dos acontecimentos do mundo moderno/contemporâneo nestas quatro esferas do mundo humano, como que, fundamentalmente, reconfigurar e avaliar seus modos de intervenção crítica na realidade educacional, tendo em vista o combate das (in)justiças globais e contingentes que se exacerbam no capitalismo.Downloads
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Publicado
04-09-2019
Como Citar
DA SILVA, S. P. Educação e Justiça Social na Contemporaneidade: repensando o sentido da docência no âmbito escolar. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 26, n. 3, p. 676-700, 2019. DOI: 10.5335/rep.v26i3.9324. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/9324. Acesso em: 15 jun. 2025.
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Artigos
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