Educação, justiça e empoderamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v26i3.9322

Palavras-chave:

Educação, Empoderamento, Justiça

Resumo

Este artigo elege como objeto de estudo a relação de co-implicação entre educação, justiça e empoderamento nas sociedades do sistema-mundo onde mais progride a neoliberalização e tem como principal objetivo mostrar que essa relação, ao contrário de certas ideias feitas, e apesar da força excludente da normatividade neoliberal, se abre a vários significados ou a diferentes semânticas analisando e interpretando as tendências em vigor nesses contextos. É com base nessa metodologia que o artigo se focaliza em dois grandes eixos temáticos. Por um lado, o eixo onde se escrutinam as marcas distintivas da visão dominante acerca de educação, justiça e empoderamento. Por outro lado, e já no segundo eixo, apresenta-se a visão subalterna e contra-hegemónica de educação, justiça e empoderamento que se articula, em termos normativos, com as aspirações democrático-igualitárias das classes subprivilegiadas, vítimas de acosso das políticas económicas neoliberais. A conclusão, no termo desse exercício hermenêutico, é que o trabalho de fundamentação da educação deve estar criticamente consciente das consequências desses dois modos de entender a relação em questão e que, caminhar no sentido de uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais democrática, não se coaduna, nem prática nem teoricamente, com o entendimento dominante de educação, justiça e empoderamento.

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Biografia do Autor

Manuel Gonçalves Barbosa, Instituto de Educação da Universidade do Minho

Doutor em Educação pela Universidade do Minho. Professor Associado do Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Portugal. ORCID: 0000-0002-8728-6667.

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Publicado

04-09-2019

Como Citar

BARBOSA, M. G. Educação, justiça e empoderamento. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 26, n. 3, p. 657-675, 2019. DOI: 10.5335/rep.v26i3.9322. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/9322. Acesso em: 15 set. 2024.