Justiça social e discurso neoliberal: problematizações sobre a base nacional comum curricular
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v26i3.9267Palavras-chave:
BNCC, Discurso neoliberal, Política educacional, Justiça socialResumo
Neste estudo objetiva-se analisar a partir da Base Nacional Comum Curricular - BNCC os atravessamentos do discurso neoliberal na escola em prol da justiça social. Para tanto, a pesquisa de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico parte do entendimento que por meio da justiça curricular (TORRES SANTOMÉ, 2013) a escola contempla todos os aspectos da formação dos estudantes, podendo contribuir efetivamente para a justiça social (NANCY FRASER, 2012). Porém, durante a análise da política BNCC, percebeu-se que a proposta está alinhada a um projeto neoliberal que atende o capital e a iniciativa privada. Para a lógica neoliberal é a economia que rege os assuntos governamentais e transforma os indivíduos em consumidores, inclusive do ensino. Deste modo, para que a escola possa se tornar um espaço de justiça social é necessário, entre outras, assumir-se como um espaço de lutas e tensões na constituição de um projeto de educação antagônico ao vigente, ou seja, um projeto que vise à democracia, a solidariedade e o bem comum.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
04-09-2019
Como Citar
SILVA, S. G. da; CANTARELLI, J. M. Justiça social e discurso neoliberal: problematizações sobre a base nacional comum curricular. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 26, n. 3, p. 777-794, 2019. DOI: 10.5335/rep.v26i3.9267. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/9267. Acesso em: 16 fev. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.