Desigualdades educacionais como obstáculo à justiça social: análise da infraestrutura de escolas de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v26i3.9127Palavras-chave:
Infraestrutura escolar, Desigualdades educacionais, Políticas públicas de educação, Justiça SocialResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a desigualdade na infraestrutura das escolas da educação básica de Minas Gerais. A fonte utilizada foi o banco de dados do Censo Escolar do INEP tendo como recorte o ano de 2016. Para a construção da análise, foi realizado um levantamento prévio das metodologias de medição de infraestrutura presentes na literatura educacional brasileira, balizando os limites e possibilidades das diferentes métricas. Optou-se por uma escala numérica contínua que foi aferida para melhor se adequar aos propósitos deste estudo. Esta pesquisa tem como achados a verificação da permanência da precariedade infraestrutural das escolas mineiras, que apresentam condições de oferta da educação escolar abaixo do básico em relação ao atendimento de serviços públicos, instalações e dependências, e equipamentos para uso didático-pedagógico. Essa precariedade se manifesta de maneira mais evidente para as áreas mais pobres do estado, reproduzindo desigualdades e se impondo como obstáculo à oferta educacional com maior equidade.Downloads
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Publicado
04-09-2019
Como Citar
DUARTE, M. R. T.; BRAGA, D. S. Desigualdades educacionais como obstáculo à justiça social: análise da infraestrutura de escolas de Minas Gerais. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 26, n. 3, p. 795-814, 2019. DOI: 10.5335/rep.v26i3.9127. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/9127. Acesso em: 20 maio. 2025.
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