Educação como fator de ressocialização de condenados: uma experiência no Método APAC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i1.9102

Palavras-chave:

Ensino e educação. Sistema prisional. APAC. EJA.

Resumo

Este estudo é o recorte de uma dissertação que apresentou uma pesquisa qualitativa realizada numa unidade prisional modelo que adota a metodologia da Associação de Assistência e Proteção aos Condenados (APAC) na cidade de Itaúna/MG. A pesquisa foi realizada com 7 professores que lecionam no estabelecimento prisional na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados segundo a categorização de Bardin (2016). A pesquisa contou com 2 categorias: “O Professor da APAC e o Eixo Transversal Trabalho e Consumo” e “O Trabalho do Professor e o Método APAC”, estas categorias foram divididas em 7 subcategorias. Neste trabalho foi abordada a sexta subcategoria “O professor e a importância da educação para a cidadania” com o objetivo de evidenciar a compreensão do docente acerca de seu papel na ressocialização de condenados para a promoção da pacificação social. Concluiu-se que o engajamento do professor e a sua atuação em consonância com os documentos oficiais de ensino são fundamentais para a reinserção social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helenara Regina Sampaio Figueiredo, Universidade Norte do Paraná

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática, Licenciada em Pedagogia, Matemática e Ciência, docente do Programa de Pós- Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, Universidade Pitágoras – Unopar.

Gislaine de Oliveira Spínola

Advogada, Especialista em Direito Público, Mestre em Metodologia para o Ensino de Linguagens e sua Tecnologias, Professora Universitária no Curso de Direito.

Downloads

Publicado

29-09-2022

Como Citar

SAMPAIO FIGUEIREDO, H. R.; SPÍNOLA, G. de O. Educação como fator de ressocialização de condenados: uma experiência no Método APAC. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 197-221, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i1.9102. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/9102. Acesso em: 8 jul. 2025.