Educação como fator de ressocialização de condenados: uma experiência no Método APAC
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v29i1.9102Palavras-chave:
Ensino e educação. Sistema prisional. APAC. EJA.Resumo
Este estudo é o recorte de uma dissertação que apresentou uma pesquisa qualitativa realizada numa unidade prisional modelo que adota a metodologia da Associação de Assistência e Proteção aos Condenados (APAC) na cidade de Itaúna/MG. A pesquisa foi realizada com 7 professores que lecionam no estabelecimento prisional na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados segundo a categorização de Bardin (2016). A pesquisa contou com 2 categorias: “O Professor da APAC e o Eixo Transversal Trabalho e Consumo” e “O Trabalho do Professor e o Método APAC”, estas categorias foram divididas em 7 subcategorias. Neste trabalho foi abordada a sexta subcategoria “O professor e a importância da educação para a cidadania” com o objetivo de evidenciar a compreensão do docente acerca de seu papel na ressocialização de condenados para a promoção da pacificação social. Concluiu-se que o engajamento do professor e a sua atuação em consonância com os documentos oficiais de ensino são fundamentais para a reinserção social.Downloads
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Publicado
29-09-2022
Como Citar
SAMPAIO FIGUEIREDO, H. R.; SPÍNOLA, G. de O. Educação como fator de ressocialização de condenados: uma experiência no Método APAC. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 197-221, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i1.9102. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/9102. Acesso em: 8 jul. 2025.
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Artigos
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