O atendimento educacional especializado para a educação infantil em Caxias do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v26i3.8287Palavras-chave:
Atendimento educacional especializado, Caxias do Sul, Educação especial, Educação infantilResumo
Este artigo analisa as práticas do atendimento educacional especializado para a educação infantil na rede municipal de ensino de Caxias do Sul, RS. As questões orientadoras são: como é a organização do atendimento educacional especializado na educação infantil na rede municipal de ensino de Caxias do Sul? Qual a formação dos profissionais para atender ao público-alvo da educação especial na educação infantil? Como o apoio educacional especializado vem sendo ofertado a bebês e crianças pequenas, considerando a obrigatoriedade da educação aos 4 anos de idade? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, construída por meio de entrevistas semiestruturadas com o gestor da educação especial e com dois professores do atendimento educacional especializado na educação infantil. Constatou-se que a rede estudada enfrenta limitações na oferta do serviço de apoio para as crianças pequenas, tais como a falta de espaço próprio para os atendimentos individualizados e a condição de itinerância dos professores especializados, dificultando o estabelecimento de vínculo com as crianças atendidas. Essas dificuldades também são enfrentadas na oferta da educação infantil, uma vez que a rede não possui escolas próprias para essa, atuando em forma de convênios com a rede privada de ensino.Downloads
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Publicado
04-09-2019
Como Citar
DE FREITAS, C. R.; DOS SANTOS, J. F.; HAAS, C. O atendimento educacional especializado para a educação infantil em Caxias do Sul. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 26, n. 3, p. 881-903, 2019. DOI: 10.5335/rep.v26i3.8287. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8287. Acesso em: 15 jun. 2025.
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Artigos
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