A relevância da educação em ciências: posicionamentos de estudantes brasileiros de crenças cristãs acerca da teoria da evolução humana
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v25i2.8175Palavras-chave:
Educação em ciências. Ensino de evolução. Evolução biológica. Evolução humana.Resumo
A relevância do ensino da evolução biológica se alicerça na centralidade do tema que é considerado preponderante para a construção dos conhecimentos biológicos. Apesar do caráter fulcral, a evolução biológica é bastante controversa como temática nas aulas de ciências, fazendo com que muitos professores se esquivem de ensiná-la. Diante das dificuldades inerentes ao processo de ensino e aprendizagem da teoria evolutiva, especialmente da evolução humana, o presente trabalho busca identificar o grau de aceitação de jovens estudantes cristãos acerca de tópicos que refletem explicações científicas para a origem do homem. O estudo de natureza quantitativa teve a coleta de dados realizada por meio de um questionário numa escala Likert de quatro pontos, aplicado a 1916 estudantes na faixa etária de 15 anos. Os dados apontam que a rejeição dos estudantes em relação à evolução humana como um todo, principalmente pelos estudantes evangélicos, visto que apresentaram níveis mais baixos de concordância com o item, leva a acreditar que, muitas vezes, em sala de aula, a explicação científica sobre a origem do homem contraria a visão de mundo religiosa dos estudantes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28-05-2018
Como Citar
SANTOS MOTA, H.; BIZZO, N.; FARIAS MAIA DE ARAUJO, Y. L. A relevância da educação em ciências: posicionamentos de estudantes brasileiros de crenças cristãs acerca da teoria da evolução humana. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 488-500, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i2.8175. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8175. Acesso em: 10 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.