Ensaio sobre metodologias ativas: reflexões e propostas
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v25i2.8161Palavras-chave:
Metodologias ativas. Ensino colaborativo. Metacognição. Peer Instruction. Team-based learning.Resumo
As metodologias ativas surgiram na década de 1980 como alternativa a uma tradição de aprendizagem passiva, onde a apresentação oral dos conteúdos, por parte do professor, se constituía como única estratégia didática. Contrariamente ao ensino tradicional, as metodologias ativas procuram um ambiente de aprendizagem onde o aluno é estimulado a assumir uma postura ativa e responsável em seu processo de aprender, buscando a autonomia, a autorregulação e a aprendizagem significativa. Estas metodologias envolvem métodos e técnicas que estimulam a interação aluno-professor, aluno-aluno e aluno-materiais/recursos didáticos e apostam, quase sempre, na aprendizagem em ambiente colaborativo, levando o aluno a responsabilizar-se pela construção do seu conhecimento. Tendo como pano de fundo a psicologia cognitiva e a metacognição, este artigo apresenta, analisa e explora algumas metodologias ativas de ensino. Paralelamente, são fornecidas recomendações práticas para envolver o aluno ativamente em sala de aula, assim como são referidas as potencialidades do uso combinado das diferentes metodologias ativas.Downloads
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Publicado
28-05-2018
Como Citar
MOTA, A. R.; WERNER DA ROSA, C. T. Ensaio sobre metodologias ativas: reflexões e propostas. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 261-276, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i2.8161. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8161. Acesso em: 6 dez. 2024.
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Artigos
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