Ética, democracia e educação em John Dewey: uma releitura de Democracia Educação à sombra da ontologia do presente
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v25i1.8032Palavras-chave:
Democracia. Dewey. Educação. Ética. Foucault.Resumo
Este ensaio discute a crise da jovem democracia brasileira a partir de uma releitura da noção deweyana de democracia, desenvolvida à sombra da ontologia do presente de Michel Foucault. Desta perspectiva, indica-se uma outra entrada de leitura para Democracia e educação, mais concernente ao tempo presente, e propõe-se a possibilidade de sua atualidade, cem anos depois de sua publicação, para pensar a crise democrática brasileira. A proposta é a de ler essa obra a partir de um problema da democracia posto por Michel Foucault em seus últimos cursos e da inflexão ética que evoca acerca da política na atualidade. Especificamente, objetiva-se analisar os efeitos daquele problema sobre a educação e discutir a hipótese de que esta poderia se constituir em uma forma de resistência a certo esvaziamento da democracia representativa no presente. Ao retomar a noção deweyana de democracia como uma forma ética de vida, defende-se que essa hipótese seria possível no âmbito educativo, sobretudo, se fosse recobrada do ponto de vista não de uma sociedade cada vez mais inclusiva, como requerido pelo seu original formulador, mas de uma sociedade em que a diferença seja o seu princípio e o seu fim, como sugere a perspectiva política foucaultiana.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
25-04-2018
Como Citar
PAGNI, P. A. Ética, democracia e educação em John Dewey: uma releitura de Democracia Educação à sombra da ontologia do presente. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 1, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i1.8032. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8032. Acesso em: 11 dez. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.